Brasil

Prefeito dá 'bronca' em idosos após proibir baile e eles irem dançar escondidos em outra cidade

G1 | 18/01/22 - 16h11
Reprodução

Uma "bronca" do prefeito de Itaberá, no interior de São Paulo, para um grupo de idosos da cidade repercutiu nas redes sociais nesta semana. Em uma live sobre a pandemia realizada no Facebook, Alex Lacerda (PSDB) criticou a realização de um baile da terceira idade por causa do aumento dos casos de Covid-19 na região. Esse trecho do vídeo foi compartilhado por dezenas de internautas.

"Tem cabimento? Um clube de terceira idade sabe que a situação é complicada, mas vai fazer baile? É a mesma coisa que estar no inferno e querer dar um 'abracinho no capeta'. Vai dar zebra, vai dar zebra, não dá outra", disse o prefeito na live. Ao g1, o prefeito Alex Lacerda explicou que uma associação da terceira idade de Itaberá costuma realizar bailes todos os anos em cidades da região. No entanto, vários eventos foram suspensos desde o início da pandemia.

Neste ano, Lacerda disse que proibiu a realização do baile em Itaberá, mas o grupo de idosos se organizou e fez a festa em Taquarituba, no dia 9 de janeiro. "Eu tenho um carinho especial pelo pessoal da terceira idade, então a prefeitura sempre deu transporte para os idosos irem aos bailes, que são muito famosos na região. Mas dessa vez, devido ao aumento de casos positivos, eu não deixei realizar em Itaberá e não liberei o transporte", explica o prefeito.

De acordo com o prefeito, a administração municipal ainda notificou os idosos para que não fossem à festa. Apesar disso, ele contou que vários moradores foram ao baile e alguns deles testaram positivo para a Covid depois que retornaram à Itaberá.

"Tivemos casos de pessoas que foram para lá e testaram positivo, então aí foi o momento da bronca que eu dei. Nós também estamos com muitos faltosos para vacinação, então o que a gente quer é que a população não esqueça disso. Não é o momento para aglomerar."

O prefeito de Itaberá também explicou que festas e eventos com aglomerações estão proibidos na cidade, conforme decreto municipal. No entanto, como o evento foi realizado em Taquarituba, Lacerda afirmou que não teve como impedir os moradores de participarem, nem aplicar multas.

"Na verdade meu vídeo virou um meme, mas a gente entende o pessoal cobrando. Alguns ficaram bravos pela associação, mas é para a segurança deles, é pelo carinho que a gente tem por eles. E a nossa 'vibe' é assim extrovertida mesmo. Falei para orientar, chamar atenção", afirma o prefeito.

Já a prefeitura de Taquarituba informou que o baile da terceira idade realizado no município atendeu às normas da Vigilância Sanitária, como comprovação de vacinação, orientações sobre uso de máscara e distanciamento, uso de álcool em gel e disponibilidade de sabonete líquido para higiene das mãos.

A Coordenadoria Municipal da Saúde também disse que "eventos não estão impedidos pelo Plano São Paulo, e a Vigilância Sanitária está reforçando as orientações nos comércios sobre as medidas de higiene e segurança".