Saúde

Prefeitura de Palmeira dos Índios divulga projetos na área de saúde

15/11/15 - 13h29

Ex-secretário de Saúde de Palmeira dos Índios, Aérton Lessa Lessa agora reforça os quadros da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) (Crédito: Assessoria)

Ex-secretário de Saúde de Palmeira dos Índios, Aérton Lessa Lessa agora reforça os quadros da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) (Crédito: Assessoria)

O ano de 2015 está sendo marcado por avanços na assistência médica e de enfermagem à população de Palmeira dos Índios. Com um trabalho intenso no serviço público, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), modificou procedimentos, está informatizando o atendimento nas unidades e o trabalho dos agentes, além de realizar obras de infraestrutura que, em pouco tempo, já apresentam melhorias aos usuários.


De acordo com o atual titular da SMS de Palmeira dos Índios, Glifson Magalhães, os avanços podem ser notados pela população em diversos setores da pasta, comandada por ele desde o início do mês após a saída de Aérton Lessa, que deixou o cargo para se dedicar a um novo projeto profissional, desta vez na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), onde ocupa o cargo de Secretário Executivo de Gestão Interna da Saúde. Sobre o trabalho realizado neste ano, Magalhães listou avanços que foram resultados da gestão de Aérton Lessa e destacou que seguirá com ações para melhorar ainda mais o setor.

"Assumi a Secretaria de Saúde de Palmeira dos Índios com o compromisso de dar continuidade ao que foi iniciado por Aérton Lessa. Apesar de todas as dificuldades financeiras que prejudicam os serviços à população em diversos municípios e até outros estados brasileiros, fico feliz em ver que houve avanços. Agora, seguiremos com trabalho para melhorar ainda mais a Saúde", afirma Magalhães, que é ex-secretário da Indústria, Comércio e Turismo de Palmeira dos Índios.

Neste ano, uma das primeiras ações efetivas de Aérton Lessa, a frente da SMS, foi a intensificação dos trabalhos da Vigilância Sanitária Municipal para aumentar a fiscalização pela qualidade no manuseio dos alimentos. "No mercado público municipal houve um trabalho de orientação e acompanhamento. Todos os boxes foram padronizados e passaram por adequações para melhorar as condições de higiene do local. Bares e restaurantes também passaram a ser fiscalizados rotineiramente, o que contribuiu pra a melhoria da qualidade dos serviços de lanches e refeições da cidade", conta o secretário.

Outro avanço da gestão de Aérton Lessa foi a criação do Posto da Criança, que passou a disponibilizar atendimento na especialidade de pediatria para toda a região. Com a inauguração da unidade, a primeira de Alagoas, o município se tornou referência em pediatria e elevou o número de atendimentos pediátricos de 160 para 880 por mês.

Outro projeto da SMS que refletiu em melhorias à população foi a revitalização dos postos de saúde da cidade. Além de melhoria na infraestrutura, houve também a informatização das farmácias, o estoque de medicamentos e o número de consultas normais e especializadas foram ampliados. Também houve a implantação de atendimento humanizado e mudança no processo de identificação  para facilitar o atendimento aos que não sabem ler. No total de 22 postos, seis foram totalmente revitalizados e outros quatro terão obras iniciadas ainda neste mês.

Ações como a campanha de Saúde do Homem e Saúde Bucal foram destaque em Alagoas pela melhoria de indicadores. Com a ampliação do foco na prevenção, um dos projetos que teve destaque e bons resultados foi "O Saúde com Sabor", que distribui kits de temperos saudáveis para as donas de casa. "

Foi iniciado um processo de mudança de hábitos alimentares e a iniciativa está sendo ampliado para vários postos do município. Quatro unidades já contam com esse projeto e a substituição do sal pelo sal de ervas tem mostrado resultados satisfatórios no controle da pressão arterial de hipertensos e também na prevenção da doença", lembra Aérton Lessa.

Outro destaque  da gestão do ex-secretário foi a informatização do trabalho dos agentes de saúde nas comunidades, uma ação pioneira em Alagoas. " Conseguimos modernizar a saúde de Palmeira dos Índios, sendo o primeiro município em Alagoas nesse quisito. Os profissionais deixaram os antigos formulários de papel e agora utilizam tablets, tornando as informações instantâneas e georreferenciadas", explica Aérton. Com essa tecnologia, a cada cadastro e visita dos agentes, vai se formando um mapa da localidade, que permite, por exemplo, obter um mapa de hipertensos da cidade ou um mapa de gestantes, com números exatos e localização correta, permitindo ações com precisão nas comunidades, gerando melhoria de resultados e economia de recursos.

Uma ação iniciada recentemente foi o Circuito da Mulher, que permitirá uma melhor assistência as todas as mulheres de Palmeira dos Índios por meio da integração e ampliação das campanhas de saúde voltadas ao público feminino. Para isso, toda a estrutura foi melhorada, a quantidade de médicos especialistas na saúde da mulher foi ampliado em 300% para dar conta da demanda e reduzir sensivelmente as filas de espera.  

Os exames disponíveis para as mulheres também tiveram seu número ampliado. Responsável pela área na SMS, a enfermeira Maria Izabel explica a iniciativa. "A ideia do Circuito da Mulher veio da necessidade de simplificar a comunicação nas campanhas, uma vez que são muitas durante o ano. Para isso criamos uma cartilha com um circuito de 13 passos para a mulher seguir durante o ano. Assim fica muito mais fácil mobilizar a comunidade e à medida que as mulheres vão avançando etapas, elas ganham pequenos prêmios, como peças de enxoval, camisas do programa, kits de higiene e beleza", conta a profissional, afirmando que o programa irá durar até outubro do próximo ano. 

Equipamentos e veículos foram adquiridos e estão sendo distribuídos para as unidades. Mais de 40 computadores estão sendo instalados e continuarão sendo implantados nas unidades. Os coordenadores dos programas da SMS receberam notebooks de última geração para facilitar o desenvolvimento dos trabalhos e o gerenciamento das atividades.   Veículos de modelo Doblo e Ambulâncias também foram adquiridos, num total de oito unidades, e estarão sendo entregues durante o final do mês de novembro para ampliar a assistência à população. 

Mais um setor que recebeu total atenção foi o de endemias. Ainda na gestão de Lessa, e com continuidade na atual, foi contratado o sistema de informatização do trabalho dos agentes de endemias, que passarão a contar também com tablets para a realização do combate a essa doenças. " Além desses avanços, a partir do mês que vem os agente já passam a contar com o serviço automatizado, com o dispositivo móvel, dando mais eficácia no combate a males como a esquistossomose, calazar, dengue e outras edemias", lembra Magalhães. 



A UPA de Palmeira dos Índios foi recentemente premiada como a melhor empresa para se trabalhar em Alagoas. Segundo o secretário de Saúde, o prêmio representa a melhoria da assistência nos atendimentos de urgência e emergência principalmente para as pessoas mais carentes do município. "É um reconhecimento que mostra a forma acertada escolhida para a gestão, que foi através de Organização Social, que traz qualidade e flexibilidade principalmente nas compras de insumos para a manutenção da unidade", afirmou Magalhães.

O Hospital Santa Rita, principal unidade de serviços do SUS da região, também está passando por melhorias e recebeu no final de outubro um aporte de R$ 1,2 milhão direcionado à reestruturação da lavanderia, centro cirúrgico, UTI e para a construção de um banco de sangue que permitirá a instituição realizar procedimentos de alta complexidade.  O número de procedimentos cirúrgicos foi ampliado em mais de 50% e, com as obras custeadas por este recurso, continuará sendo ampliado após as reestruturações.

Para encerrar o ano com novos avanços, a SMS lançará ainda neste mês o novo Sistema Integrado de Saúde, onde será apresentado o Manual do Usuário da Saúde de Palmeira dos Índios para que a população conheça e saiba utilizar os serviços.  "Essa iniciativa permitirá um maior acesso às unidades de saúde e usuário também saberá como participar efetivamente dos programas preventivos", explica Glifson Magalhães. 

O prefeito James Ribeiro se diz satisfeito com os resultados do intenso trabalho realizado na Saúde e afirma que as ações e obras continuarão de forma ampla. "Estamos satisfeitos com os projetos que planejamos para a saúde pública de Palmeira dos Índio. Diante de tudo isso, o principal é que a população tem reconhecido e percebido a melhoria dos serviços, isso nos motiva e nos dá mais combustível para mais ações que ainda são necessárias. Além disso, queremos deixar claro que com muita honra um profissional nosso teve destaque e por isso assumiu outros compromissos profissional. Porém, a saúde continua em boas e tudo deixado por Aérton terá continuidade", destaca o gestor.