Eleições

Presidente do TRE/AL faz balanço das eleições e reforça apoio policial a casos de irregularidades

Fillipe Lima | 15/11/20 - 18h19
Itawi Albuquerque / Portal TNH1

Passado o horário de votação em Alagoas, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), desembargador Otávio Praxedes, e a procuradora-eleitoral Raquel Teixeira concederam entrevista coletiva no final da tarde deste domingo (15), na sede do órgão, onde fizeram um balanço sobre o pleito deste ano.

O desembargador afirmou que, após casos de compra de votos nos últimos dias, designou as polícias Federal (PF), Civil (PC) e Militar (PM) para ajudar na fiscalização de irregularidades nas zonas eleitorais.

"Após indicativos de compra de votos, colocamos as polícias Federal, Civil e Militar para coibir essas práticas. Tenho certeza que vamos ter muitos processos contra essas pessoas que tomaram esses caminhos", afirmou.

O TRE, segundo Praxedes, também demonstrou preocupação com casos de violência em diversos municípios do interior alagoano. Segundo o desembargador, uma comissão do órgão teve reuniões com os candidatos.

"Nós fizemos várias inspeções em cima de alguns municípios que poderiam ter algum tipo de violência. Estivemos em Coruripe, Boca da Mata, Atalaia e Major Izidoro. Estivemos lá nas vésperas das eleições e chamamos os candidatos, afirmando que iríamos reprimir com braço forte da Justiça qualquer ato de violência. Eu registro que as forças policiais foram acionadas juntamente com o Ministério Público que contribuíram com a normalidade deste processo", complementou.

Casos de irregularidade

A procuradora-eleitoral destacou que, além de casos de compra de votos, as autoridades da Justiça Eleitoral receberam denúncias de diversas irregularidades, como transporte irregular de eleitores. Entre os casos que chegaram ao conhecimento do TRE foram de eleitores que foram votar com chips em máscaras faciais.

"Tivemos conhecimento sobre as máscaras, mas os casos foram relatados às autoridades eleitorais locais que tiveram as providências. As autoridades eleitorais foram acionadas para tomar as providências. Achei uma eleição com menos pessoas nas filas. Não sei se foi abstinência ou se as pessoas preferiram ir em diversos horários", disse.

Apesar dos transtornos, ela julgou que a dinâmica de votação foi considerada tranquila.