Polícia

Preso suspeito de aplicar golpes por meio de anúncio de carros na internet

Assessoria PC/AL | 12/03/19 - 10h10
Anúncios de veículos a preços baixos atraíam vítimas na internet | TNH1

A delegacia de Pilar, com apoio dos setores de inteligência do sistema penitenciário e da Polícia Civil do Mato Grosso, prendeu nesta terça (12) Wanderson Santos Marçal Sales, o “Vandinho”,  34 anos, suspeito de liderar um grupo que aplicava golpes por telefone e pelo site de anúncios OLX.

Segundo o delegado José Carlos, titular da delegacia do Pilar, as investigações demonstraram um articulado esquema criminoso que aplicava golpes em todo Brasil. Um dos casos ocorreu na cidade de Pilar, onde ocorreu a prisão, e a vítima foi lesada em R$ 42 mil.

Como funcionava

De acordo com o delegado, Wanderson vendia veículos no OLX de propriedade de outras pessoas. Depois que acertava com o proprietário do veículo o valor a ser pago, Wanderson pedia que fosse retirado o anúncio, sob alegação de que ficaria com o bem.

Entretanto, ele fazia um novo anúncio com nome falso, com as imagens e localização do mesmo veículo, mas oferecendo por um preço bem menor. Atraídas pelo preço, vítimas se interessavam pelo negócio e iam até o proprietário para ver o bem.

Tanto o possível comprador quanto o proprietário do veículo eram orientados pelo criminoso a omitir detalhes da compra e da venda. Quando a vítima pagava pelo veículo, o depósito era realizado em contas informadas pelo criminoso e o golpe só era descoberto quando a vítima ia buscar o bem.

O delegado alerta que esse tipo de golpe tem sido comum em todo Brasil e não é praticado somente por esse grupo. “As pessoas devem ficar atentas e não aceitar fazer negócios por meio telefônico. O cuidado deve ser redobrado quando há um preço ou condições muito atraentes”, esclareceu.

O mandado de prisão preventiva foi expedido pelo Juízo da Comarca de Pilar.

Prejuízos chegaram a R$ 1 milhão

O delegado José Carlos relatou também que as investigações apontaram que os golpes somados chegaram a casa de um milhão de reais. As provas de crimes praticados em outros estados serão remetidas para a Polícia Civil das respectivas unidades da federação. Ainda segundo ele, as investigações continuarão, com o objetivo de seguir o caminho do dinheiro obtido ilicitamente das vítimas.

“Vandinho” já cumpria pena no sistema prisional do Mato Grosso e possui ligações, inclusive familiares, com o grupo que tentou arrombar uma agência bancária na cidade de Arapiraca no fim de fevereiro deste ano.