Alagoas

Previsão de fortes chuvas na região do Rio Mundaú preocupa meteorologistas e Defesa Civil de Alagoas

TNH1 | 27/05/22 - 19h29
O Rio Mundaú registrou atingiu a marca de 5 metros na última quarta-feira, 25 | Foto: Reprodução

As chuvas que caem na região de Garanhuns, que fica no Agreste Pernambucano, local onde nasce o Rio Mundaú, têm preocupado meteorologistas e a Defesa Civil de Alagoas. De acordo com o coordenador da Sala de Alerta da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Vinícius Pinho, nas últimas 92 horas choveu na região da cabeceira do rio aproximadamente 90 milímetros, número que, segundo ele, é considerado normal para o Agreste de Pernambucano, mas quando somado ao acumulado nas regiões ao longo da extensão do rio, pode impactar as cidades ribeirinhas de Alagoas, o que está ocorrendo em alguns municípios.

Em entrevista ao TNH1, Vinícius Pinho ressaltou que o nível do leito do Rio Mundaú é influenciado pelo volume d'água registrado desde a nascente. "Todo e qualquer volume, quando acumulado, aumenta o nível do rio. Esse volume que cai em Pernambuco tem reflexo, por exemplo, em Rio Largo [distante 159 quilômetros de Garanhuns]. Também influencia no volume d'água das lagoas [Mundaú e Manguaga] que são abastecidas pelo rio".

O coordenador salientou que a previsão e registros de chuvas na região de Garanhus é feita pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC). Em entrevista so TNH1, o meteorologista da APAC, Thiago do Vale, disse que a chuva que vem do litoral perde força ao chegar ao Agreste, mas alertou para a previsão de chuvas de intensidade moderada a forte a partir da tarde deste sábado, 28, na região que compreende a cabeceira do Rio Mundaú.

O TNH1 também conversou com a Defesa Civil de Alagoas, e o órgão informou que todo o leito do Rio Mundaú é monitorado durante todos os períodos do ano. "É um trabalho que fazemos durante todo o ano. Tem muitas pessoas que moram às margens do Rio Mundaú e, diante das fortes chuvas que tem caído em todo o estado, o volume acumulado na cabeceira do rio também é monitorado pela Defesa Civil", disse o coordenador da Defesa Civil estadual, tenente-coronel Moisés Melo.

Situação do Rio Mundaú ainda é de alerta -   O Rio Mundaú teve redução na cota de inundação na manhã da última quinta (26), atingindo a marca de 3.42 metros. Em comparação com a quarta (25), o rio chegou a superar 5 metros, o que alertou as áreas das cidades de União dos Palmares e Murici, na Zona da Mata. O gráfico de monitoramente (imagem abaixo) mostra a redução do nível de inundação. 

Apesar da redução, como as chuvas continuam, a situação pode sofrer mudanças e a cidade permanece em alerta. segundo a Defesa Civil, ainda há a recomendação para que a população procure locais seguros e, em casos de emergências, liguar para o 193, número do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas. 

Ainda de acordo com a Defesa Civil, o órgão já está realizando ações sociais e conta com uma equipe de saúde para auxiliar os moradores na busca por áreas seguras. "Nas últimas horas, cerca de 16 pessoas foram transferidas a abrigos para receberem assistência", afirmou o coordenador, Almir José da Silva.