Alagoas

Previsão do tempo: instabilidade deve marcar o 1º fim de semana do Outono em AL

Ascom Semarh | 19/03/21 - 11h33
Ascom Semarh

A estação mais quente do ano chega ao fim nesta sexta-feira (19). E a chegada do outono, estação que começa neste sábado (20), às 06h38, e se estende até o dia 21 junho, é especialmente importante para a região Nordeste devido ao início do período chuvoso.

De acordo com o coordenador da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o meteorologista Vinícius Pinho, a chamada quadra chuvosa tende a iniciar na segunda quinzena de abril, e apresenta chuvas regulares nos próximos meses, características para este período.

“São chuvas que devem chegar às regiões do Estado de forma regular. Chuvas consideradas normais para o período, para a estação do outono. A tendência, em relação às temperaturas, é que passe a diminuir gradativamente, aliviando assim esse calor que estamos sentindo ainda decorrente do verão”, explica Pinho.

Com a chegada da estação e consequentemente da quadra chuvosa, o meteorologista chama a atenção para o monitoramento das chuvas, não somente para os municípios que compõem a região metropolitana, direcionando ainda o acompanhamento para a Zona da Mata, que tem histórico de inundações devido à proximidade das bacias hidrográficas.

E para este final de semana com transição de estação, o tempo tende a apresentar instabilidade em toda Alagoas. É o que aponta a previsão do tempo divulgada pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) nesta sexta-feira (19).

Ainda nesta sexta, nebulosidade variável com possibilidade de chuva passageira em Maceió, Litoral e Zona da Mata, com máxima de 31°C. No Agreste, Baixo São Francisco e Sertão, períodos curtos de sol, entre nuvens. Máxima de 36°C.

No sábado (20), o tempo segue o mesmo e se mantém instável em todo Estado, com possíveis pancadas de chuvas na Capital, Baixo São Francisco, Litoral e Zona da Mata. As temperaturas variam entre 23°C e 30°C. No Sertão, sol entre poucas nuvens.

Para o domingo (21), apenas na região do Sertão, o tempo deve ficar aberto. A previsão é de sol entre poucas nuvens, com temperatura mínima de 20°C e máxima de 36°C. Já na Zona da Mata e na capital Maceió, o tempo deve ser de chuvas em pontos isolados pela manhã e noite e durante a tarde pode haver variação de nebulosidade.

Na capital alagoana, a temperatura mínima deve ser de25°C e máxima de 30°C. Já na Zona da Mata do Estado a expectativa é de mínima de 22°C e máxima de 31°C.

A previsão do tempo pode ser acompanhada diariamente em www.semarh.al.gov.br e no aplicativo “Semarh Tempo Alagoas” disponível para a plataforma android e iOS.