Trânsito

PRF registra queda de 53% de acidentes nas BRs de Alagoas

25/04/16 - 14h49 - Atualizado em 25/04/16 - 14h51
JG Notícias

O total de acidentes registrados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Alagoas durante o Feriadão Tiradentes 2016 caiu 53% comparando-se ao mesmo período do ano passado. A operação que teve início no primeiro minuto da quarta-feira, 20, e encerrou as 24h de ontem, 24, contabilizou nove acidentes nas BRs que cortam Alagoas. Ano passado, foram registrados 19 sinistros.

Além disso, houve também uma queda no número de acidentes graves, que são aqueles que têm pelo menos um morto ou ferido grave. Em 2015, houve seis acidentes desse tipo, este ano aconteceram quatro. Foram registradas duas vítimas fatais ao longo desses dias, mesmo número do ano passado.

Apesar dos dados positivos, não podemos esquecer o acidente grave ocorrido na manhã de ontem na BR-101, em Flexeiras, que envolveu duas carretas e três veículos de passeio, resultando a morte de uma pessoa e deixando seis feridos.

FISCALIZAÇÕES E PRISÕES
Ao longo desses cinco dias, a PRF trabalhou na prevenção de acidentes, visando conscientizar motoristas e mudar sua postura diante do trânsito, fiscalizando as infrações que mais causam acidentes de trânsito no estado.

Mesmo fazendo um trabalho constante durante todo o ano com sua Operação Duas Rodas, quando a PRF foca a fiscalização a motocicletas, ciclomotores e motonetas, a segunda infração mais flagrada durante toda a operação foi a falta do uso de capacete de segurança por parte dos motociclistas ou passageiros; 56 pessoas foram autuadas por esse motivo. Ela só perdeu para os 550 ligeirinhos que insistiram em exceder a velocidade permitida do trecho e tiveram as placas de seus veículos fotografadas pelos nossos radares. Além disso, os agentes federais flagraram 43 ultrapassagens proibidas, 12 condutores sem utilizar o cinto de segurança e sete motoristas dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas.

O combate à criminalidade também foi enfatizado nesse período e duas pessoas foram presas.

Na sexta-feira, 22, na BR-101, em São Miguel dos Campos, ao abordar a motocicleta Honda POP100 de cor preta, placa de Taquarana/AL e fazer consultas, os PRFs verificaram que ela tinha registro de roubo. O veículo havia sido roubado em Arapiraca em novembro do ano passado. O condutor de 50 anos foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil da cidade.

Já no domingo, 24, os policiais faziam uma blitz na BR-316, em Poço das Trincheiras, quando abordaram o veículo de carga de cor laranja, placa de Passo Fundo/RS. O condutor apresentou todos os documentos solicitados pelos agentes. No entanto, ao fazer a consulta nos sistemas a Autorização Especial de Trânsito (AET), documento obrigatório para os veículos de dimensões excedentes trafegar pelas rodovias, encontrava-se em discrepância com a AET apresentada pelo motorista. O documento impresso alterava uma letra da placa do caminhão, além de mudar a validade do mesmo. O homem, de 29 anos, foi preso por uso de documento falso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Santana do Ipanema.