Política

Primeira-dama do Estado recebe título de cidadã maceioense e Comenda Mário Guimarães

Redação com assessoria | 22/02/19 - 15h44

Nascida em Brasília e morando em Alagoas há cerca de 15 anos, a primeira-dama do Estado, Renata Pires Calheiros será em breve cidadã honorária de Maceió. Além desse título, Renata Pires Calheiros será agraciada ainda com a mais importante comenda do Legislativo municipal: a Mário Guimarães, patrono da Casa. O projeto foi apresentado pelo vereador Antônio Holanda (MDB) e tramita na Câmara de Maceió.

A matéria foi lida no plenário e encaminhada a Comissão de Constituição, Justiça e Redação para receber parecer antes de sua aprovação em plebário, mas de acordo com o vereador Antônio Holanda tem todo o apoio dos demais integrantes da Casa de Mário Guimarães. Na justificativa, Holanda aponta os relevantes serviços prestados pela primeira-dama Renata Calheiros ao estado de Alagoas, como por exemplo, o projeto “Alagoas Feita à Mão”.

O projeto busca valorizar o artesanato e a cultural locais. “Com a iniciativa, em apenas quatro anos, os artesãos alagoanos já comercializaram mais de 20 mil peças, movimentando mais de dois milhões de reais”, destaca. Outras ações do projeto são a publicação de editais visando à participação em feiras e eventos diversos, a divulgação do catálogo comercial do artesanato alagoano, o mapeamento e identificação das oficinas de artesãos, além da emissão e renovação da carteira de cada profissional.

“E em consequência deste projeto, o Governo já lançou por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a coleção Alagoas Feita à Mão, com objetivo de contemplar a diversidade da produção alagoana, além de um livro, em parceria com a Imprensa Oficial Graciliano Ramos, que retrata todo o processo construtivo das peças elaboradas pelos artesãos”, ressalta Antônio Holanda.

“Por tais razões é que a senhora Renata Calheiros merece receber o título de cidadã honorária de Maceió, cidade que a recebeu de braços abertos e à qual dispensa atenção especial”, conclui em sua justificativa o vereador. A primeira-dama também atua na coordenação do programa Criança Alagoana que executa ações em prol da primeira infância em parceria com o programa federal Criança Feliz e atende praticamente todos os municípios do Estado.

Quem é?

Renata Pires Calheiros é formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Brasília (UnB), casada com o governador Renan Filho, com quem tem dois filhos: João e Davi. Antes de ser primeira-dama do Estado, foi primeira-dama do município de Murici, onde seu esposo exerceu o mandato de prefeito entre 2005 e 2010. Lá em Murici, Renata Calheiros deu início aos projetos sociais nos quais tem engajamento total.