Alagoas

Primeiro lote da CoronaVac chega a Alagoas

Gilson Monteiro | 18/01/21 - 22h52
Imagens: Ascom Polícia Federal de Alagoas

Eram quase 23 horas desta segunda-feira, 18, quando o avião da companhia aérea Azul com o primeiro lote da CoronaVac chegou a Alagoas.

Na expectativa pelo tão esperado voo no Aeroporto Zumbi dos Palmares estavam a imprensa, o secretário de estado da Saúde, Alexandre Ayres; e o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), que transmitiu a chegada da vacina em uma live pelo Instagram. 

Expectativa

Apesar do horário, uma média de 1500 pessoas acompanhavam a chegada das 87 mil e 760  doses da vacina contra a Covid-19 pelas transmissões ao vivo no Instagram do governador e da Agência Alagoas. O governador havia anunciado 71 mil, mas em suas redes sociais, depois da recepção da carga no aeroporto, informou que o total era de 87 mil, em um texto publicado em seu perfil no Instagram.

"Sempre apostamos na ciêcia aqui em Alagoas, sempre ouvimos os médicos, os profissionais de saúde", disse o secretário de Saúde, sem disfaçar a empolgação, em entrevista ainda no saguão do aeroporto, registrando o momento, um 18 de janeiro histórico, como o próprio Ayres disse.


Os volumes foram retirados do avião e acondicionados num caminhão-baú refrigerado da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Às 23h40, o carregamento seguiu para o prédio do Programa Nacional de Imunização (PNI), no bairro do Farol, escoltado por equipes e guarnições das polícias Militar, Federal e Rodoviária Federal. De lá, os imunizantes serão distribuídos aos municípios alagoanos.

Transporte para o interior do estado

A Polícia Federal fez a segurança do descarregamento dos imunizantes.

A partir desta terça, as doses serão levadas até os 101 municípios do interior do estado por transporte terrestre e aéreo, com garantiu o governador. 

Dia de esperança

“Hoje é um dia de esperança para todo o povo alagoano, um dia em que a gente recebe o primeiro lote de vacinas, que será suficiente para imunizar uma parcela dos nossos profissionais de saúde. Talvez não consigamos ainda imunizar todos aqueles que estão na linha de frente, mas essa é uma primeira leva. Chega a vacina, amplia-se a esperança e a gente começa a encontrar um caminho para vencer o coronavírus”, afirmou Renan Filho, em entrevista coletiva, após a chegada das vacinas.

Lançamento oficial

Nesta terça-feira, as doses começam a ser aplicadas em profissionais de saude, com o lançamento oficial da campanha de imunização no estado, no Hospital metroplitano da capital.

A primeira alagoana a ser vacinada será a assistente social Marta Antonia, de 50 anos, que supervisiona uma UTI de pacientes com Covid no Hospital da Mulher. 

Veja mais imagens da chegada da vacina, registrada pelo repórter Itawi Albuquerque;