Saúde

Primeiro lote de vacinas para crianças deve chegar a Alagoas na próxima sexta-feira (14)

TNH com Ascom Sesau | 10/01/22 - 15h59
Ilustração/Carla Cleto/Agência Alagoas

Com o objetivo de discutir medidas para aumentar o alcance da imunização e iniciar o processo de vacinação nas crianças de 05 a 11 anos, o Governo de Alagoas e secretários de Saúde dos 102 municípios alagoanos se reuniram nesta segunda-feira (10), de maneira virtual. De acordo com a Sesau, a previsão para a chegada do primeiro lote das vacinas Pfizer pediátrica é a próxima sexta-feira (14).

“A última informação do Ministério é que nesta sexta-feira, a gente receba um primeiro lote de vacinas para vacinar as crianças de 5 a 11 anos de idade. Como são vacinas diferenciadas, de manejo próprio, diferente da dos adultos, nós orientamos os municípios que a partir de amanhã participem de um treinamento com os técnicos do estado e partir daí eles estarão autorizados a receber essas vacinas”, ressaltou Ayres.

A meta é avançar mais 14% para que o Estado chegue a marca de 80% de imunização real. A meta de PNI, de 90%, nas cidades, é prejudicada por questões políticas e religiosas que levam as pessoas a não aceitarem a vacina. Outro problema que pode estar interferindo nos números é a falta de registro dos vacinadores e de novas unidades abertas no sistema, o que compromete a atualização dos dados.

O último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau), publicado no domingo (09), confirmou 436 novos casos de Covid-19 em Alagoas. Totalizando 243.188 casos confirmados do novo coronavírus, dos quais 661 estavam em isolamento domiciliar. Outros 235.938 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença. Há 6.547 casos em investigação epidemiológica. Com isso, Alagoas tem, no total, 6.387 óbitos por Covid-19.

Como medida emergencial, o Governo de Alagoas está distribuindo mais 150 mil kits de testagem aos municípios. De acordo com a Sesau, todas as segundas serão realizadas novas reuniões com os secretários de todos os municípios até que os números da vacinação em Alagoas avancem.

Além disso, ainda hoje a Sesau deve emitir nota técnica sobre a vacinação das crianças para que a população, gestores e técnicos fiquem cientes de todas as especificidades.