Alagoas

Procon realiza pesquisa de preços para Black Friday em Alagoas; confira

Assessoria Procon | 16/11/21 - 09h40

Está chegando a Black Friday 2021, que, este ano, acontecerá no dia 26 de novembro. Com a proximidade da data, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon/AL) realizou uma pesquisa de preços dos produtos mais procurados, nos principais shoppings e lojas do Centro de Maceió, entre os dias 10 e 12 deste mês.

Os produtos variam de R$69,00 a R$6.999,00 e vão desde mobília, como sofás, racks e móveis para cozinha, até eletrônicos como celulares, tablets e relógios.

Desde que chegou ao país, em 2010, a Black Friday caiu no gosto dos brasileiros, atraídos pelas promoções. A data, que marca o início do período de compras para as comemorações de Natal e Réveillon, gera grandes expectativas, tanto por parte dos consumidores, quanto dos comerciantes.

Mas é preciso ficar atento, já que é comum que, nesta época onde o mercado mais aquece, alguns estabelecimentos se aproveitem da boa-fé dos consumidores para aplicar golpes, como falsas promoções.

“Os consumidores alagoanos devem pesquisar desde já os preços dos produtos ou serviços desejados, verificar a política de troca da loja, seja ela física ou virtual. Caso o direito de troca não seja acertado previamente com o fornecedor, o consumidor deve exigir o registro por escrito, na etiqueta ou em nota fiscal”, diz o Coordenador de Fiscalização, João Lessa.

Já nas compras pela Internet, o contrato deve ser disponibilizado antes de finalizar a transação e o consumidor deve imprimir e guardar os dados referentes à compra.

Segundo o Diretor do Procon-AL, Daniel Sampaio, é muito importante que os consumidores tenham acesso a essas pesquisas, pois isso ajuda a prevenir fraudes e leva informação acerca de melhores preços para quem espera, muitas vezes, o ano todo por uma melhor oportunidade.

O Procon-AL dispõe de canais para atender a população alagoana, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato através de ligações ao 151, mensagens ao WhatsApp (82) 98876-8297 e de forma presencial, mediante agendamento, através do site agendamento.seplag.al.gov.br

Confira a pesquisa na íntegra: http://www.procon.al.gov.br/pesquisas-de-precos/2021/Pesquisa%20de%20Precos%20-%20Black%20Friday%202021.pdf