Saúde

Profissionais da linha de frente no combate à Covid-19 vão receber teleatendimento psicológico

Secom Maceió | 25/06/20 - 11h58 - Atualizado em 25/06/20 - 12h20
Foto: Pei Fon / Secom Maceió

Com o objetivo de cuidar da saúde mental dos profissionais que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde inicia, a partir da próxima terça-feira (30), um teleatendimento voltado para à assistência psicossocial desses trabalhadores, que acontecerá de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, por meio do telefone 3312-5410. 

O intuito é ofertar cuidado em saúde mental aos trabalhadores vinculados à SMS que estão atuando no enfrentamento à Covid-19, ou que estão em situação de sofrimento psíquico por conta da pandemia. Com uma escuta qualificada via contato telefônico, o profissional irá avaliar cada caso e, quando necessário, dar encaminhamentos para uma assistência mais específica.

De acordo com Izolda Dias, gerente de Atenção Psicossocial da SMS, a ideia de implantar esse serviço já existia e se tornou ainda mais necessária com o surgimento das medidas relacionadas ao novo coronavírus.

“Esse atendimento já foi pensado tempos atrás, para que pudéssemos dar um suporte aos servidores, mas com a questão da pandemia, a Diretoria de Gestão de Pessoas viu que tinha muitos servidores adoecidos, e o secretário fez a solicitação. Nós fizemos um plano pra esse atendimento, convidamos alguns profissionais pra rede e fizemos uma escala  de trabalho”, explica.

O projeto foi desenvolvido pela Gerência de Atenção Psicossocial e contou com a participação do Centro de Referência Técnica em Saúde do Trabalhador (Cerest) e Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (SASS).