Saúde

Profissional da saúde: confira os requisitos para tomar a quarta dose de vacina

Secom Maceió | 25/04/22 - 09h39
Profissional da saúde | Foto: Edvan Ferreira

A aplicação da quarta dose de vacina contra a covid-19 para profissionais da saúde foi liberada pelo Município de Maceió e começa a ser realizada a partir desta segunda-feira (25) em qualquer um dos 25 pontos de vacinação. Para se vacinar, é necessário cumprir alguns requisitos, conforme recomendação do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde.

A primeira condição para poder receber a quarta dose é ter tomado a terceira dose há 120 dias (quatro meses) ou mais. Em seguida, é importante estar com a documentação comprobatória de que é profissional da saúde além de documento oficial com foto.

A documentação sobre o vínculo de trabalho será retida pelo setor administrativo do local de aplicação, ou seja, em caso de documentos originais, é necessário levar a cópia, e em casos de declarações, esta ficará retida.

Os documentos que comprovam a condição de trabalhador da saúde podem ser os seguintes:

  • Trabalhadores vinculados a serviços de saúde

Contracheque, carteira de trabalho ou declaração emitida por diretor geral, diretor médico ou responsável técnico;

  • Trabalhadores autônomos, inclusive parteiras*

Seguindo recomendação do Ministério Público Estadual de Alagoas e Ministério Público Federal em Alagoas, além da comprovação de vínculo ativo com o respectivo conselho de classe, devem apresentar documentos que efetivamente comprovem o exercício da atividade profissional, tais como:

1. Documentação comprobatória da condição de Microempreendedor Individual (MEI);

2. Conta de energia de imóvel comercial em seu nome ou em nome de sua empresa;

3. Autodeclaração de efetivo exercício da atividade profissional na área da Saúde, acompanhada de três contratos de prestação de serviço ou de três declarações de pacientes, notas fiscais ou contratos de vinculação a planos de saúde privados.

*No caso de doula, deverá ser apresentado documento que comprove sua associação junto à Associação de Doulas de Alagoas (ADOAL);

  • Trabalhadores de serviços funerários e cemitérios privados

Documento que comprove o vínculo ativo, como a carteira de trabalho.

A vacina administrada será preferencialmente a Astrazeneca ou, em caso de alergia a algum componente da fórmula ou evento adverso grave à dose anterior, será administrada Janssen ou Pfizer.

Para trabalhadores da saúde com menos de 18 anos ou gestantes e puérperas, será administrada Coronavac ou, na impossibilidade, Pfizer.

Confira horários e locais para se vacinar contra a Covid-19 em Maceió.