Alagoas

Projeto Maracatu na Comunidade recebe visita de mestre Griot Africano

Assessoria | 13/11/18 - 11h14
Josian Paulino

O ponto de Cultura Novo Jardim, através do seu projeto “Maracatu na Comunidade” recebeu na última sexta feira (09) a ilustre visita de Kako Sanogo, mestre Griot Africano que está no Brasil em viagem de intercâmbio cultural.

A chegada do Mestre Africano karamoko Sanogo nos prestigia, sendo este um dos mais ativos remanescentes da Cultura: Griots.  Nativo da Costa do Marfim vem caminhando e levando a sua arte a lugares diferentes do Mundo, desde instituições educacionais, a festivais de música locais sempre plantando a semente da música/dança Afro Mandiga.

Em sua visita à Escola Gastone Beltrão, uma das sedes do projeto “Maracatu na comunidade”, Kako Sanogo apresentou aos pais, alunos e corpo docente da escola, seu conhecimento ancestral, através de instrumentos tradicionais africanos como “Tama” e a “Kora” no qual entoou cantigas que eram recitadas pelos seus ancestrais na África.

Para o diretor da Escola Gastone Beltrão, Danilo dos Santos Neto “é de extrema importância que inciativas de intercâmbio como essa aconteçam, porque trazem para o conhecimento dos pais e alunos nossa herança cultural e sobre nossa origem ancestral, além de contribuir para diminuir o preconceito que existe em torno da cultura Africana”, afirmou o diretor. Após a visita na escola, Kako Sanogo seguiu para a Abassá de Angola Oyá Igbale - Casa de Resistência Afro Brasileira, onde trocou experiência com a mãe de santo Veronildes Rodrigues, conhecida popularmente como Mãe Vera.

Kako Sanogo veio para Alagoas através do convite e intermédio do Cantor/Músico, Instrumentista e Lotier: Izaias Chico, esses se conheceram em meados de 2009, em Toulouse, na França, onde ambos fizeram shows, apresentações com grupos teatrais e performáticos. O músico, Izaias, também facilitará a comunicação com Kako, como tradutor, tendo em vista que o mesmo fala um dos dialetos de sua etnia e Francês.

O projeto “Maracatu na Comunidade” acontece periodicamente na Escola Municipal Gastone Beltrão e tem o objetivo de fortalecer e difundir a cultura de matriz africana junto à comunidade do Bairro Cidade Universitária meio da realização de oficinas de capacitação em dança afro, capoeira, percussão, afroempreendedorismo, teatro, estético afro e figurino.

(Josian Paulino)
(Josian Paulino)
(Josian Paulino)
(Josian Paulino)
(Josian Paulino)
(Josian Paulino)
(Josian Paulino)