Política

Protestos bloqueiam vias de SP em dia de votação da denúncia contra Temer

02/08/17 - 09h29
Uol

Protestos contrários ao presidente da República, Michel Temer, bloquearam, na manhã desta quarta-feira (2), as rodovias Régis Bittencourt, Anchieta e Presidente Dutra, e a estrada M"Boi Mirim. Os manifestantes utilizaram barricadas de fogo para impedir a movimentação de veículos.

Os protestos ocorrem no dia em que a Câmara dos Deputados decidirá se autoriza ou não que o STF (Supremo Tribunal Federal) processe o chefe do Executivo nacional, denunciado por corrupção passiva pela PGR (Procuradoria-Geral da República). Essa é a primeira vez na história do país que um presidente recebe uma acusação formal.

O Corpo de Bombeiros de São Paulo informou ter deslocado, no total, oito viaturas para ocorrências envolvendo barricadas de fogo. A situação já foi normalizada nas rodovias Anchieta, na altura de São Bernardo do Campo (km 23), e Presidente Dutra (altura do km 209), via que liga São Paulo ao Rio de Janeiro. O trânsito foi liberado.

A concessionária Ecovias, responsável pelo sistema Anchieta-Imigrantes, informou que, por volta das 8h, a pista norte da via Anchieta apresentava tráfego lento do km 23 ao km 25. O excesso de veículos também provocava problemas no Planalto da Anchieta, sentido SP, mas foi normalizado às 8h19.

Na M"Boi Mirim, de acordo com a CET-SP, os manifestantes ocupavam uma faixa na altura da rua Clameci, no sentido bairro. O bloqueio feito por manifestantes da Frente Povo Sem Medo ainda continuava no local, por volta das 8h. Os motoristas devem evitar a via da zona sul, nos dois sentidos.

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto queimaram bonecos com o rosto do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM). Em outros pontos, eles atearam fogo em pneus. Os manifestantes afirmam que o objetivo é pressionar o Congresso Nacional a aceitar a denúncia criminal contra Temer.

Na Régis Bittencourt, que liga São Paulo ao Paraná, o bloqueio foi feito na altura de Taboão da Serra, na região metropolitana. Há pontos de retenção na via, mas o trânsito também já foi liberado.

Não há informações sobre eventuais ações policiais para reprimir as manifestações.

Tráfego dentro da média

A CET-SP informou que, apesar dos problemas desta quarta, a capital paulista registrava, até as 8h30, volume consolidado de 44 km de engarrafamentos na cidade.

O dado é inferior à média aferida no horário --que varia entre 47 km e 77 km.