Saúde

Psiquiatra alagoano é um dos agraciados com o Prêmio Nise da Silveira 2021

Agência Câmara com alterações | 21/10/21 - 20h04 - Atualizado em 22/10/21 - 08h27
Foto: reprodução Instagram

A Segunda-Secretaria da Câmara dos Deputados entregou o Prêmio Nise da Silveira de Boas Práticas e Inclusão em Saúde Mental. A iniciativa busca reconhecer, anualmente, o trabalho de pessoas e instituições que promovam políticas de respeito integral às pessoas em sofrimento psíquico e situação de vulnerabilidade.

Neste ano, entre os premiados esteve um alagoano, o psiquiatra Rostan Silvestre da Silva (AL): conhecido pela atenção ao paciente em seus atendimentos e pela dedicação na psiquiatra, psicoterapia individual e de grupo. A indicação foi da Deputada Federal por Alagoas, Tereza Nelma (PSDB). 

Por que o indicado deve receber o prêmio Nise da Silveira?

Dr. Rostan Silvestre da Silva é conhecido pela atenção ao paciente em seus atendimentos e Pela dedicação incansável tanto na psiquiatra, psicoterapia individual e de grupo. IndicáLo ao prêmio que leva o nome da grande médica psiquiatra nise da silveira, responsável Por revolucionar o tratamento psiquiátrico no brasil – linha que dr. Rostan acredita e Usou para balizar seu trabalho –, é motivo de celebração.

Formado em 1960 pela faculdade de medicina da universidade do recife, é especialista em Psiquiatria, pela sociedade médica brasileira e pela sociedade de psiquiatria do brasil. Foi Professor da escola de serviço social de alagoas e de psiquiatria da universidade federal De alagoas. Tem um trabalho de excelência na casa de saúde miguel couto e da clínica Santa juliana (al), na fundação hospitalar do distrito federal, no hospital psiquiátrico São judas tadeu, de brasília, foi cofundador do centro de ensino superior de maceió (Cesmac) e da escola de ciências médicas de Alagoas.

Atuou como presidente das juntas médicas dos ministérios da saúde, da agricultura e da Fazenda, como chefe do serviço médico e psiquiatra do ministério da fazenda, e também Lecionou na escola de ciências médicas de alagoas. Trabalhos que foram reconhecidos Com o título de cidadão de maceió, concedido pela câmara municipal de maceió. Portanto, é mais do que merecido o reconhecimento e homenagem desse profissional tão Primoroso em sua história de trabalho voltado às pessoas que se encontram em Sofrimento psíquico e situação de vulnerabilidade.

Veja a lista completa dos agraciados: 

O prêmio, criado em 2019, homenageia a médica psiquiatra Nise da Silveira, que é reconhecida por humanizar o tratamento psiquiátrico no Brasil. Desde sua formação, ela condenava tratamentos como o confinamento em hospitais psiquiátricos e o eletrochoque.

Confira a reportagem da TV Câmara sobre a cerimônia, que aconteceu na quarta-feira, dia 20.