Economia

Puxada por alimentos, venda do varejo tem queda de 1,3% em setembro

Folhapress | 13/11/18 - 10h22
Reprodução

O volume de vendas do varejo brasileiro teve queda de 1,3%, frente a agosto, informou o IBGE nesta terça-feira (13). O maior impacto veio da queda na vendas de hipermercados, supermercados, alimentos, bebidas e fumo.

A queda, que vem após alta de 2% no mês anterior, se deu em seis das oito atividades levantadas na Pesquisa Mensal de Comércio.

O recuo de 1,2% nas vendas de hipermercados, supermercados, alimentos, bebidas e fumo marcou a maior retração no mês. Segundo a gerente da pesquisa, Isabella Nunes, o recuo foi impulsionado pelo fim da deflação dos preços dos alimentos. "A inflação estava em -0,7 em julho, -0,6 em agosto, e em setembro estabilizou em zero."

Nunes destaca também que o comércio apresenta estabilidade em comparação com setembro do ano passado (0,1%), quando o mercado de trabalho começou a dar sinais de recuperação. "Foi um mês especialmente forte, após dois anos de recessão, quando as famílias apertaram os cintos e postergaram as compras."

"Além disso, a liberação de recursos livres do FGTS permitiu que muitas pessoas pagassem suas dívidas e se tornassem mais propensas ao consumo. Isso gerou uma base de comparação bastante elevada", disse a pesquisadora.