Conteúdo de Marca

Quais são as melhores estratégias para divulgar o seu e-commerce?

03/05/21 - 11h00

Investir em uma loja virtual é uma boa alternativa de negócios na era digital, visto que hoje em dia os consumidores estão mais habituados a realizar compras online. Além do mais, o fator “pandemia” também contribui para que o e-commerce seja uma solução.

Ter uma loja online se torna uma opção que pode render bons resultados, tanto para quem almeja investir em um projeto na web, quanto para quem pretende expandir o alcance da loja física por meio de um e-commerce.

Contudo, é importante também destacar que boa parte dos consumidores já não fica com o pé atrás quando o assunto é fazer compras em uma loja virtual. Um exemplo disso é que as vendas de e-commerce demonstraram um significativo aumento no início de 2021.

Apesar do cenário atual favorecer a procura pelas lojas virtuais, de nada adianta investir em um e-commerce sem pensar em estratégias de divulgação. Ainda que boa parte do comércio esteja de portas fechadas, o e-commerce necessita também de metas e planos de vendas.

Se você tem (ou pretende ter) um comércio online, é bom ficar por dentro das melhores estratégias de divulgação. Para saber mais sobre esse assunto, preparamos esses tópicos para você:

  • Estratégias de divulgação de e-commerce
  • Entenda as principais métricas de e-commerce
  • Conheça algumas plataformas que podem te ajudar


Estratégias de divulgação de e-commerce

Obter boas vendas com uma loja virtual é possível. Para isso, como em todo e qualquer empreendimento, é necessário adotar algumas estratégias.

Gerenciar um e-commerce exige planejamento e pesquisa. Por isso, é fundamental que você saiba como agir, com quais ferramentas poderá contar e, especialmente, como entender o comportamento e os hábitos de consumo do seu público.

Diante disso, fique atento para algumas estratégias que são básicas para promover a divulgação do seu e-commerce.

1 - Tenha uma boa plataforma

A divulgação do e-commerce já inicia na qualidade dele, na possibilidade de recursos que ele proporciona tanto para o gestor quanto para os clientes. É por isso que a plataforma tem o seu valor quando a gente fala sobre vendas na internet.

Você sabe que uma loja física, para atender bem os seus clientes, é preciso oferecer boa estrutura, não é mesmo? Na internet a situação não é diferente, pois a plataforma é a estrutura que o e-commerce necessita para funcionar.

Hoje em dia não faltam plataformas para você escolher. Porém, uma das mais conhecidas é o Magento, que é bastante intuitiva e apresenta vários recursos que facilitam o atendimento aos clientes e a gestão do e-commerce em geral.

Além da plataforma certa, não dá para deixar de lado também outro detalhe importante: a hospedagem de site.

O fato é que com um bom serviço de hospedagem de site e uma plataforma de qualidade, você garante algo que é fundamental para divulgar o seu e-commerce, que é a boa Experiência de Usuário.

Sem proporcionar uma navegação amigável e intuitiva, você não vai conseguir engajar os clientes no seu e-commerce. Fora isso, a hospedagem também garante estabilidade e segurança para o seu e-commerce, atributos estes que são essenciais para qualquer negócio na web.

2 - Invista em uma boa presença digital

Ter presença online é essencial para qualquer projeto, seja uma loja física ou um e-commerce. É na internet que os clientes pesquisam produtos e serviços, por isso que se torna essencial efetuar um planejamento para garantir a presença digital. E quando se fala em presença digital, o Inbound Marketing entra em cena.

Também chamado de Marketing de Atração, ele tem o objetivo de despertar o interesse do público para qualquer empreendimento, inclusive o e-commerce.

Para isso é necessário investir em bom conteúdo, salientando as características dos produtos e serviços prestados. Sendo assim, para divulgar esse conteúdo, é preciso utilizar vários canais digitais.  

Um exemplo disso é um blog. Por meio dele é possível criar conteúdo que destaca os produtos oferecidos, mostrando como eles podem sanar os problemas e as dores da sua persona.

A utilização do E-mail Marketing também é uma estratégia bastante eficiente, pois o e-mail possui grande capacidade de segmentação do público, garantindo a individualização da interação com os consumidores.

Para que essa estratégia seja realmente eficiente, é essencial utilizar uma ferramenta apropriada para esse fim.

Um exemplo disso é o Mailchimp. Por meio dele você conta funcionalidades importantes, com condições de agendar envios de mensagens e organizar listas de contatos.

3 - Priorize as descrições e as imagens dos produtos

No e-commerce, a vitrine da sua loja é a internet, é a tela do notebook ou do smartphone. É por dessas “janelas” que você vai mostrar o que tem para oferecer e assim fisgar o público de consumidores.

Portanto, é fundamental usar imagens detalhadas das mercadorias. Se o seu e-commerce faz parte do segmento de calçados, por exemplo, tire fotos de vários ângulos dos produtos. Facilite o zoom das imagens, permitindo que o cliente veja a textura do material.

Não esqueça também de elaborar descrições detalhadas, trazendo as principais características do produto, os cuidados necessários, enfim, elabore um texto que elimine logo de início várias dúvidas do comprador.

4 - Invista também em tráfego pago

O alcance orgânico ajuda, mas para reforçar a divulgação, vale a pena investir também em tráfego pago.

E quando o assunto é alcance pago, você tem à disposição algumas ferramentas bem interessantes, como o Facebook Ads, Google Ads, Instagram, entre outras.

O ideal é utilizar esse tipo de estratégia para o anúncio de eventos e promoções especiais. O mesmo vale para chamar a atenção sobre  lançamentos de novos produtos, que também podem se beneficiar desse tipo de campanha.

5 - Faça parte de um Marketplace

Assim como existem shopping centers que abrigam várias lojas físicas, os e-commerces também contam os seus próprios shoppings. E onde mais eles poderiam ser? Pois é, nos Marketplaces.

O Marketplace consiste em um site que é constituído por vários e-commerces, o que garante uma boa divulgação para o público.

Por isso, é importante ficar a par dos procedimentos necessários para inscrever o seu e-commerce em um Marketplace. Pesquise quais são as condições, como são efetuadas as vendas, quais são as taxas, enfim, várias informações relevantes acerca do assunto.

Entenda as principais métricas de e-commerce

Para escolher as melhores estratégias de divulgação do seu e-commerce, é importante também saber quais as principais métricas que você deverá ficar de olho.

As métricas apontam dados importantes em relação ao seu e-commerce aos seus clientes, mostrando quais produtos são os mais procurados, em que período do ano, quais os perfis dos compradores, em suma, várias informações que facilitam formular estratégias.

São muitas métricas que você deve monitorar para encontrar as estratégias mais certas para o seu e-commerce. Confira algumas das principais a seguir.

A quantidade de visitantes únicos e visitantes frequentes

O seu e-commerce está sempre de portas abertas para os clientes. Essa é uma das vantagens de efetuar vendas na internet. Há aqueles clientes assíduos que normalmente voltam e que são os fregueses fiéis. É bom saber que eles existem.

Mas e se a maioria não volta? E se o seu e-commerce é o lar dos visitantes únicos? Nesse caso é fundamental rever alguns pontos das suas estratégias.

Avalie o que está espantando o público. Lembre-se que isso pode ser causado por vários fatores. Dificuldades para o cliente realizar pagamento, navegabilidade pouco (ou nada intuitiva), carregamento lento das página, ou seja, motivos que deixam o cliente insatisfeito não faltam.

Quantidade de avaliações dos produtos

As avaliações de produtos são informações que você obtém por meio dos próprios usuários. Isso quer dizer que se trata de dados que você não controla de forma direta.

É exatamente por essa razão que elas podem (e devem) ser vistas como um indicador importante de engajamento dos clientes, além de possibilitar uma avaliação interessante dos níveis de qualidade do seu produto.

Além do mais, é bom sempre lembrar que você deve prestar atenção em cada avaliação publicada no seu site, blog ou rede social.

Elas consistem em dados altamente relevantes, que auxiliam na tomada de decisões e ainda apontam o que deve continuar ou ser alterado em suas estratégias.

Não esqueça também de adotar procedimentos que visam moderar comentários, pois muitos deles podem soar ofensivos ou conter palavras inadequadas.

Analise se há abandonos de carrinhos

Está aí uma das métricas mais relevantes que permitem você entender melhor o seu e-commerce e ainda permite escolher as melhores estratégias.

Se o cliente colocou o produto no carrinho e depois o retirou sem efetuar a compra, houve alguma razão para isso. Será que foi o preço? Será que descobriu alguma característica do produto que o tornou desvantajoso, ou quem sabe encontrou um melhor na concorrência?

Em alguns casos, até o frete e o prazo da entrega influenciam nessa decisão. Por essa razão, vale adotar maneiras de enviar avisos aos usuários de que eles abandonaram o carrinho. Em alguns casos, ajuda enviar com um agrado, que pode ser um desconto, por exemplo.

Encontre as fontes de tráfego

É bom saber que os visitantes estão acessando o seu e-commerce, melhor ainda é saber de onde eles estão vindo.

Isso ajuda a você obter uma compreensão muito mais ampla do perfil dos seus clientes e, consequentemente, auxilia a encontrar as melhores estratégias para a divulgação.

Conheça algumas plataformas que vão ajudar você

Já mencionamos que uma boa plataforma ajuda na divulgação do seu e-commerce, o tornando ainda mais profissional e assegurando mais credibilidade entre os consumidores. Sendo assim, confira as plataformas mais indicadas atualmente para iniciar uma loja virtual.

WooCommerce

Quem já conhece as várias funcionalidades do WordPress, provavelmente já ouviu falar no plugin chamado WooCommerce. Esse plugin é voltado para quem pretende administrar um e-commerce, especialmente quando é um e-commerce pequeno ou de médio porte.

Portanto, para conseguir instalar o WooCommerce, é necessário realizar a instalação do WordPress e, em seguida, instalar o plugin WooCommerce no seu site.

A partir disso, ele já transforma o seu site em uma loja online, proporcionando cadastrar produtos e oferecer recursos de pagamento.

O download do WooCommerce é gratuito e o procedimento de instalação é intuitivo. Ele também apresenta templates diversificados e traz várias funcionalidades que viabilizam estratégias de Marketing bem interessantes para impulsionar as suas vendas.

Entre os recursos que ele traz, está a possibilidade de disponibilizar cupons e descontos.

Magento

Atualmente ele é conhecido como uma das plataformas que conta com mais recursos, sendo indicada para e-commerces dos mais diversos segmentos.

Essa versatilidade torna o seu e-commerce bastante competitivo e facilita o alcance de público.

O Magento também proporciona diversos tipos de plugins, garantindo muitas funções importantes. Vale mencionar ainda o alto nível de segurança, que é uma das características que mais chama atenção dessa plataforma.

Shopify

Surgida em 2004, o Shopify vem adotando muitas funcionalidades para o gerenciamento de e-commerce. Essa é uma das razões que o coloca entre os mais solicitadas por parte dos gestores

Uma das suas características é possibilitar as compras sociais. Com isso, os clientes não necessitam sair da sua rede social favorita para realizar alguma compra no seu e-commerce. Em outras palavras, ela pode ser integrada facilmente com as redes.

Isso a torna mais eficiente para realizar estratégias que visam integrar canais diversos, como as redes sociais.

Outro detalhe importante dessa plataforma são as várias opções de templates que ela disponibiliza, possibilitando gerenciar e-commerce nos mais variados segmentos. Diante disso, ela se torna bastante versátil.

O suporte ao cliente que ela apresenta também é muito bom e isso se torna um importante requisito para quem está procurando uma boa plataforma.

Não faltam opções para divulgar o seu e-commerce

Basta ter um bom planejamento e, principalmente, conhecer o perfil e os hábitos de compra do seu cliente.

Com isso, a sua loja virtual garante um amplo alcance de clientes e também um excelente desempenho de vendas.

Em uma época marcada pela pandemia e a necessidade urgente da digitalização dos negócios, encontrar as melhores estratégias para o seu e-commerce é uma forma de mantê-lo relevante.