Política

Quase metade dos eleitores não votaria em Lula em 2018, diz Datafolha

29/11/15 - 09h03

Imagem de Lula perde força, segundo Datafolha (Crédito: Adriano Machado/Reuters)

Imagem de Lula perde força, segundo Datafolha (Crédito: Adriano Machado/Reuters)

Uma pesquisa de intenção de votos para presidente aponta uma queda na popularidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do senador Aécio Neves (PSDB), além de um crescimento da ex-senadora Marina Silva (Rede). Outro dado revelado pela simulação é que quase metade dos eleitores (47%) afirmam que não votariam no ex-presidente Lula.

De acordo com levantamento do Datafolha, Marina subiu três pontos (de 18% para 21%) das intenções de voto em um cenário que tem Aécio Neves como candidato do PSDB. O tucano lidera este cenário com 31% das intenções, enquanto Lula fica empatado tecnicamente com Marina, com 22% das intenções.

Em um segundo cenário, Geraldo Alckmin é considerado o candidato do PSDB na corrida eleitoral. Na simulação, Marina lidera com 28% das intenções, Lula é o segundo com os mesmos 22% e Alckmin fica em terceiro, com 18% de votos.

A pesquisa foi realizada pelo Datafolha nos dias 25 e 26 de novembro e teve 3.541 entrevistas. Com margem de erro de dois pontos, o levantamento foi divulgado pela Folha de S. Paulo neste sábado (28).

Rejeição

Aécio tem uma taxa de rejeição de 24%, o atual vice Michel Temer (PMDB) fica com 22% e 17% dos entrevistados afirma que não votaria em Marina e Alckmin.

De acordo com o Datafolha, Lula também perde força como o melhor ex-presidente do País. O petista era apontado como melhor presidente por 56% dos entrevistados no fim de 2014. Na última pesquisa, apenas para 39% indicaram Lula. Entretanto, o líder ainda conta com larga vantagem em relação ao segundo colocado, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), indicado por 16% como melhor presidente que o Brasil já teve.



Fonte: R7.com