Brasil

Quatro capitais interrompem vacinação contra Covid-19 por falta de doses

Redação com informações do G1 | 16/03/21 - 15h43
Agência Alagoas

Ao menos quatro capitais - Rio Branco, Rio de Janeiro, João Pessoa e Aracaju - interromperam a aplicação da primeira dose por fim de estoque de vacinas. Além dessas quatro cidades, Maceió anunciou na segunda (15) que começaria a vacinar um novo grupo etário nesta terça-feira, o que não aconteceu (leia mais abaixo).

Esta não é a primeira vez que capitais interrompem a aplicação de imunizantes contra Covid-19 desde o início da vacinação, em janeiro. Em fevereiro, os baixos estoques levaram à suspensão ou à restrição de aplicação de doses em cidades como Salvador, Campo Grande, Curitiba e Fortaleza.

Até esta terça-feira, o Brasil aplicou ao menos uma dose de vacina conta Covid-19 em cerca de 10 milhões de pessoas, o que equivale a 4,7% da população do país.

Segundo dados do Ministério da Saúde, até esta segunda-feira, foram distribuídas 20 milhões de doses aos estados. Em janeiro e fevereiro, o país recebeu 16,9 milhões de doses das vacinas CoronaVac e AstraZeneca/Oxford. Durante este mês, até 31 de março, de acordo com o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o Brasil terá recebido mais 38 milhões.
 

Capitais que suspenderam a aplicação da 1ª dose:

Rio de Janeiro: a prefeitura anunciou a suspensão de vacinação na quinta-feira. A cidade iria começar a vacinar quem tem 75 anos anos, mas não foi possível. A segunda dose está garantida para quem já recebeu a primeira.

Rio Branco: suspendeu a aplicação da primeira dose da vacina em idosos de 71 anos ou mais na sexta-feira (12); os estoques acabaram antes que todo o público-alvo fosse imunizado. A segunda dose está garantida para quem tomou a primeira dose e agendou a segunda etapa da imunização.

Aracaju: informou na noite de segunda (15) a suspensão da aplicação da primeira dose da vacina em idosos de 75 anos ou mais antes de terminar a vacinação de todo o público estimado. A segunda dose está garantida para idosos acamados e profissionais de saúde que já receberam a primeira.

João Pessoa: suspendeu a aplicação da vacina na manhã de terça (16) enquanto a população de 71 ou mais era vacinada. A prefeitura condiciona a retomada da vacinação ao recebimento de novas doses pelo estado, o que está previsto para quarta-feira (17).
 

Em Maceió, após suspender a vacinação nesta segunda e terça-feira, a Secretaria Municipal de Saúde informou que está definindo os últimos detalhes para retomar a vacinação, nesta quarta-feira, 17, nos seis pontos fixos espalhados pela capital.

O G1 questionou o Ministério da Saúde sobre as novas interrupções da vacinação contra Covid-19 em capitais, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Na segunda (15), o Instituto Butantan enviou ao Ministério da Saúde um lote com 3,3 milhões de doses da CoronaVac. A reportagem perguntou também quando essas novas doses seriam enviadas aos estados, mas não obteve resposta.