Alagoas

Quatro casos suspeitos de varíola dos macacos são investigados em Alagoas

Redação TNH1 | 29/07/22 - 16h46
Ascom HEHA

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) confirmou que quatro pessoas atendidas na unidade nesta semana podem estar com a varíola dos macacos. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) destacou que os casos suspeitos estão sendo investigados em Alagoas.

De acordo com o HEHA, que é referência em Alagoas no tratamento de doenças infectocontagiosas, nenhum paciente avaliado necessitou de internação e eles aguardam os resultados dos exames em isolamento domiciliar. 

Ainda segundo o hospital, em nota enviada na tarde desta sexta-feira, 29, dos quatro pacientes, três são adultos, sendo dois homens e uma mulher, e uma é criança. As idades dos pacientes não foram reveladas. Veja trecho da nota abaixo:

"O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), informa que recebeu, no decorrer desta semana, quatro pacientes com sintomatologia suspeita de monkeypox (varíola do macaco), mas até o momento nenhum caso foi confirmado.

De acordo com as orientações do Ministério da Saúde e fluxo determinado pela Secretaria de Estado da Saúde, os pacientes foram submetidos à colheita de amostras pelo Lacen para investigação laboratorial. Nenhum paciente avaliado necessitou de internação e estão aguardando os resultados dos exames em isolamento domiciliar".  

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou às 17h40 que, ao todo, cinco casos suspeitos foram notificados em Alagoas. Porém, um deles já foi descartado.

Primeira morte no Brasil - O Ministério da Saúde confirmou hoje a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil. Ao Metrópoles, o secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Arnaldo Medeiros, informou que o óbito foi registrado na quinta-feira (28/7), em Uberlândia (MG). A vítima era um homem de 41 anos, com baixa imunidade.

O secretário também pontuou que não há outros óbitos em investigação. O último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que o Brasil registrou até agora 1.066 casos da doença.