Brasil

Quatro dias após morte de João Alberto, Carrefour reabre unidade em Porto Alegre

Gaúcha ZH | 23/11/20 - 09h53
Agência RBS

A unidade do Carrefour no bairro Passo D'Areia, zona norte de Porto Alegre, reabriu pela primeira vez, na manhã desta segunda-feira (23), após a morte de João Alberto Silveira Freitas, 40 anos, na noite da última quinta (19). Os funcionários começaram a chegar pouco antes das 8h, e o movimento de clientes ainda era baixo no começo da manhã.

Um funcionário, que preferiu não se identificar, relatou que todos os trabalhadores do hipermercado passaram por um treinamento de atendimento ao cliente, no último sábado (21), em outra unidade da rede na Capital.

João Alberto morreu em frente a uma das portas do estabelecimento, na noite da véspera do Dia da Consciência Negra, após ter sido espancado. Duas pessoas foram presas pelo crime: o policial militar temporário Giovane Gaspar da Silva, 24 anos, e o segurança Magno Braz Borges, 30 anos.

Após manifestantes ingressarem no local durante um protesto ocorrido na última sexta-feira (20), placas e vidraças foram quebradas, e a fachada da unidade foi pichada. Esses pontos já foram limpos.

Em frente à porta onde João Alberto foi morto havia sido pichada a frase "Justiça, Beto". No sábado pela manhã (22), a reportagem de GZH esteve no local e encontrou resquícios de sangue no local. Nesta manhã, a frase e o chão também haviam sido limpos.

A Brigada Militar estava com duas viaturas estacionadas embaixo do Viaduto Obirici, próximo ao Carrefour. Não foram registrados protestos nesta manhã.