Tecnologia

Quem são as “celebridades da quarentena” que fazem sucesso no TikTok

Exame | 04/07/20 - 08h30
Reprodução/Youtube

Na internet, a fama é algo fluido. O que hoje faz sucesso pode ser rejeitado amanhã. Como diriam os Titãs: “Quinze minutos de fama/ Depois descanse em paz”. Atualmente, a plataforma que vem catapultando anônimos ao estrelato (ainda que efêmero) é o TikTok, que se tornou uma febre durante a quarentena.

O aplicativo de origem chinesa, lançado em 2016, funciona como uma rede social de vídeos curtos (de 15 a 60 segundos). Não é de hoje que esse formato fascina a internet. Com os ‘stories’, pessoas do mundo todo podem acompanhar o dia a dia uma da outra, como em um reality show da vida particular. Essa estratégia foi o que fez o Snapchat (lançado em 2011) ter tanto sucesso, e logo ter sido copiado por Instagram, Facebook e WhatsApp.

Um dos desconhecidos recém-saídos do anonimato por meio do TikTok é Mário Júnior (@izmaario), que ficou famoso pelo bordão: “Oi, Letícia, né?” e ganhou inúmeras paródias nas redes. Com vídeos românticos sem muitas edições, o rapaz de 20 anos virou um fenômeno em poucos dias. “É estranho saber que tem tanta gente falando de mim. Estou me divertindo muito com tudo isso”, conta ele, que saiu dos 150 mil seguidores para alcançar a marca de 1 milhão em poucos dias.

Se por um lado ele ganhou uma legião de fãs, por outro as críticas também aumentaram. “No começo, fiquei assustado, mas depois comecei a entender que cada pessoa tem um gosto e não é todo mundo que vai gostar do nosso trabalho”, diz ele, com a mesma voz e os mesmos trejeitos do tal “sedutor do TikTok”, como ficou conhecido. “Acho curioso falarem que eu estou encenando ou algo do tipo… eu sou só eu”, diz.

A exata razão por que algumas coisas na internet fazem tanto sucesso e outras não é uma questão para ainda ser descoberta, mas sabemos que alguns fatores podem ajudar, como o compartilhamento excessivo do produto ou a polêmica gerada com a publicação – seja do discurso ou da pessoa.