Economia

Quer economizar na conta de luz? Limpe atrás da sua geladeira; entenda

Tilt/UOL | 19/07/21 - 08h47
Pexels

Você já ouviu falar que secar roupas atrás da geladeira funciona? Isso dá certo, mas isso pode aumentar a conta de luz. Por outro lado, existe um outro truque que pode fazer exatamente o contrário impedindo que o consumo de energia do eletrodoméstico seja mais alto do que o normal.

O que você precisa fazer é: limpar a parte de trás da geladeira com frequência. Parece brincadeira, mas não é.

Ao fazer isso, você vai permitir que a troca de calor no sistema de refrigeração flua melhor. O professor Renato Giacomini, coordenador do departamento de engenharia elétrica do Centro Universitário FEI, explica que a sujeira pode impedir que esse fluxo funcione da maneira correta. Com ele comprometido, a geladeira vai consumir mais energia.

Como o sistema da geladeira funciona?

A geladeira trabalha com um sistema de troca de calor e os tubos, localizados na parte de trás, servem como um caminho para que o processo de resfriamento aconteça. Uma substância química, conhecida como fluido/gás refrigerador, é a responsável por tirar o calor de dentro do eletrodoméstico e levá-lo para fora.

Durante o processo, esse fluido puxa o calor da parte interna ao se evaporar, explica Giacomini. Depois de "sugá-lo", a substância em forma de vapor resfria a geladeira e mantém o ambiente em temperatura bem baixa.

No processo, o fluido precisa seguir em direção aos tubos da geladeira para dissipar o calor no ambiente externo. Neste momento, ele se condensa (muda do estado de vapor para líquido novamente) e é bombeado até a parte de trás da geladeira. Tudo acontece muito rápido.

"O motor do refrigerador faz circular esse fluido. A bomba que funciona nele serve para aumentar a pressão e fazer o líquido ir de dentro para fora", acrescenta o professor.

Se você possui uma geladeira mais antiga, provavelmente vai existir uma grade ocupando boa parte da traseira dela. É ali que a troca de calor acontece. Nos modelos mais atuais, o mesmo acontece na parte de baixo e é bem mais discreto. Algumas possuem até uma espécie de ventilador para facilitar o trabalho.

"O ideal é facilitar o caminho do calor. Por isso, tem que deixar o local sempre limpo. A sujeira vai acumulando e às vezes cria uma camada grossa em torno dos tubos", diz Giacomini.

Como fazer a limpeza de modo seguro?

Aspirar ou varrer a parte de trás vai impedir que a sujeira e o pó possam se acumular no refrigerador. Mas, no momento de limpar o aparelho, é preciso desligar e retirar o refrigerador da tomada por medidas de segurança. É bom lembrar existe um sistema elétrico que faz o eletrodoméstico funcionar, reforça o engenheiro.

É preciso também ter um cuidado porque os tubos são delicados.

O professor recomenda ainda que um técnico verifique se o fluido refrigerador está funcionando corretamente de tempos em tempos. A perda desse fluido vai comprometer o funcionamento do aparelho.