Política

Quintella deixará liderança do PR para votar a favor do impeachment

12/04/16 - 08h08
Reprodução / TV Pajuçara

O deputado federal e líder do PR, Maurício Quintella (AL), pretende abdicar da liderança do partido para poder votar a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Segundo informações, Quintella vinha sofrendo pressões por parte da cúpula do partido, que tem 40 deputados, para votar contra o afastamento de Dilma e orientar a bancada a fazer o mesmo.

O deputado, no entanto, é favorável ao impeachment e relatou a aliados que sua base eleitoral não o perdoaria caso se posicionasse de forma a ajudar Dilma Rousseff a escapar da cassação do mandato.

Quintella tem dito a interlocutores que não pode liderar a bancada para uma posição que, a seu ver, levará o país ao colapso. O deputado não compareceu à sessão desta segunda-feira (11) da comissão do impeachment, que analisa o relatório pela admissão do processo contra a presidente.

A ideia do deputado era votar apenas na sessão plenária da Câmara, prevista para o próximo fim de semana, quando pretendia votar a favor do impeachment, liberando a bancada.

Ainda nessa segunda, ele se reuniu com os outros três deputados do PR que integram a comissão – Vicentinho Júnior (TO), Édio Lopes (RR) e José Rocha (BA) – e os comunicou de que não teria condições de votar contra o impeachment de Dilma.

Os deputados afirmaram que, se sequer o líder iria votar a favor de Dilma, eles também teriam dificuldades sobre o tema. Na sessão de hoje, deve votar no lugar de Quintella algum dos suplentes do bloco, provavelmente a deputada Benedita da Silva (PT-RJ).

Na liderança, deve assumir em seu lugar o vice-líder do partido, Wellington Roberto (PB).