Alagoas

Ranking da vacinação: saiba a colocação dos municípios na aplicação das doses contra a Covid em AL

Secom Alagoas | 10/01/22 - 14h13 - Atualizado em 10/01/22 - 14h56
Ascom Sesau / Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) disponibilizou nesta segunda-feira (10) dados sobre vacinação em todo o território alagoano, conforme anunciado pelo governador Renan Filho e pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, durante coletiva na última quinta-feira (6) para falar sobre as medidas para o fortalecimento das ações de combate à Covid-19 em Alagoas. O objetivo é incentivar a imunização no Estado.

O ranking apresenta os 102 municípios do Estado, separadamente, e disponibiliza a cobertura vacinal em cada um deles. Em primeiro lugar aparece o município de Belém com 169,6% de cobertura da população vacinável, com a segunda dose ou dose única. Seguindo Belém, estão Santana do Mundaú, Santa Luzia do Norte, Quebrangulo e Maribondo, fechando as cinco primeiras colocações. 

Já na outra ponta da tabela, em último lugar aparece a cidade de Maragogi, com apenas 36% da população vacinável tendo tomado a segunda dose ou dose única da vacina contra Covid. O município turístico perde apenas para Campo Alegre, Joaquim Gomes, São Luís do Quitunde e Campo Grande. Confira as tabelas com o ranking dos 102 municípios alagoanos: 

 

Vale esclarecer que o percentual de pessoas vacinadas depende da quantidade de pessoas residentes no município. Esse número pode ser calculado de acordo com a quantidade total de pessoas ou pode ser calculado considerando-se a população vacinável, ou seja, as pessoas com 12 anos ou mais.

Importante destacar, ainda, que o percentual de pessoas vacinadas é maior quando calculado a partir da população vacinável em comparação com a população geral, pois, da primeira forma, o universo de pessoas é menor, já que desconsidera as pessoas com menos de 12 anos. Os dados foram retirados da plataforma Localiza SUS.