Alagoas

RAVVS promove simulação de atendimento prestado às vítimas de abuso sexual

Secom Alagoas | 15/01/22 - 13h58
Carla Cleto

Com o objetivo de fortalecer os serviços oferecidos na assistência em saúde para vítimas de violência sexual, a Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS) vai promover uma ação educativa para os profissionais que trabalham na Área Lilás do Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira, localizado no bairro do Poço, em Maceió. A ação terá início na próxima quinta-feira (20) se estendendo até o mês de fevereiro.

De acordo com a assessora técnica da RAVVS, Milene Mendes, a ação educativa contará com simulações de casos reais no atendimento às pessoas vítimas de agressão sexual e acontecerá durante os plantões diurno e noturno do hospital.

O projeto contará com a contribuição de acadêmicos da área da saúde do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), sendo esses supervisionados pelos facilitadores da ação, o psicólogo Filipe Sant’Ana, os assistentes sociais Elias Lourenço e Karla Gusmão e a enfermeira Andrea Teodózio.

Segundo Milene Mendes, após as simulações serão realizadas rodas de conversas entre profissionais e estudantes onde será possível identificar os pontos positivos, bem como aqueles que necessitam de aprimoramento. Ela explica, ainda, que nas rodas de conversa serão discutidos os desafios enfrentados no atendimento às vítimas de violência sexual para que a equipe multidisciplinar esteja sempre capacitada para o atendimento.

“A Área Lilás do Hospital da Mulher é composta por uma equipe multiprofissional preparada para lidar com as situações das vítimas que chegam a nossa unidade. Nossas simulações serão baseadas em casos reais e elas servem para que possamos observar e melhorar ainda mais nosso atendimento humanizado”, diz Milene Mendes.

O psicólogo Filipe Sant’Ana, que participará da ação educativa, frisou a importância do evento educativo para os profissionais e estudantes. “Trata-se de uma ação inovadora, visto que os profissionais vão problematizar seu cotidiano, a partir de casos reais, impulsionando desta forma, a Educação Permanente em Saúde (EPS), aquela no e para o trabalho”, disse.

Área Lilás – Inaugurada em 29 de setembro de 2019, a Área Lilás do HM proporciona o atendimento integrado da saúde, juntamente com a segurança pública, com o objetivo de assistir vítimas de violência sexual de forma acolhedora, rápida e eficaz. O espaço conta com uma equipe multiprofissional capacitada para realizar o atendimento humanizado, por meio de psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, ginecologistas, pediatras, médicos peritos e policiais civis, promovendo a assistência integral em um único espaço.

Para atendimento às vítimas de violência sexual são disponibilizados serviços de profilaxia das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), anticoncepção de emergência, exames laboratoriais, coleta de vestígio, aborto previsto em lei, boletim de ocorrência, assessoria jurídica, grupos de apoio e acompanhamento médico e psicossocial, por até seis meses após a violência.