A Receita Federal publicou nessa sexta-feira (19) um alerta sobre sites que prometem antecipar a restituição do Imposto de Renda, aproveitando-se da “boa-fé” dos contribuintes. “Prometem vantagens incríveis para os contribuintes a fim de obter dados, documentos e suas informações fiscais. Em alguns casos, requerem até o pagamento de taxas a fim de ‘acelerar’ determinado procedimento”, diz o comunicado. “Esteja atento, isso não é real e pode ser até ilegal”, reforça o órgão.
Neste ano, o envio das declarações se encerra em 31 de maio. No mesmo dia está previsto o pagamento do primeiro lote de restituição. São 5 no total:
- 1º - 31 de maio
- 2º - 30 de junho
- 3º - 31 de julho
- 4º - 31 de agosto
- 5º - 29 de setembro
Vale lembrar que a antecipação da restituição é uma prática comum de instituições bancárias. Mas, neste caso, trata-se de um empréstimo tendo a restituição como garantia. Esse empréstimo deve ser solicitado pelo próprio contribuinte na unidade bancária onde tem conta.
Além disso, a Receita Federal reforça que não envia comunicações eletrônicas contendo links ou solicitações de dados cadastrais ou fiscais.