Rede de proteção promove festa para crianças infectadas com vírus da Aids (Crédito: Reprodução)
A Rede de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP +) realiza, no próximo dia 19 de outubro, o Dia das Crianças Soropositivas. A Coordenação do Programa de DST/Aids, Sífilis e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apoia a iniciativa. O evento acontecerá no Sesc Guaxuma, durante todo o dia, com atividades esportivas, recreativas, distribuição de brinquedos e almoço para as crianças e seus familiares.
A partir das 08 horas, um ônibus levará crianças, adolescente e familiares da Praça dos Martírios até o balneário do Sesc Guaxuma. Ao chegarem, serão recepcionados pelos integrantes da RNP + com um lanche saudável.
A partir das 10h, a equipe de educação em saúde do Sesc/AL inicia uma série de atividades recreativas envolvendo as crianças por faixa etária e familiares. Às 11h os pequenos vão participar de uma roda de contação de histórias. Antes do almoço, meninos e meninas receberão presente. A volta para casa será às 16h.
A transmissão do HIV de mãe para filho, chamada de transmissão vertical, pode acontecer em três momentos: durante a gestação, o parto ou a amamentação. Sem qualquer ação de prevenção, o risco de transmissão é de 20%, segundo o Ministério da Saúde. Já quando a gestante realiza o acompanhamento médico, a possibilidade de infecção do bebê é menor que 1%, conforme o órgão.
Em Maceió, as pessoas com HIV fazem tratamento no Bloco I do PAM Salgadinho. Lá também funciona o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). No local, homens e mulheres podem procurar saber, por meio do teste rápido, se têm ou não alguma doença transmissível por relações sexuais – HIV, Aids, hepatites B e C e sifilis.
Aqueles que descobrem ter alguma dessas doenças passam a freqüentar o Serviço de Assistência Especializada (SAE), composto por uma equipe de profissionais da área de saúde e de médicos de diferentes especialidades.
Fonte: Secom Maceió
LEIA MAIS
+Lidas