Contextualizando

Renan Filho é a "bala de prata" do MDB para 2026

Em 6 de Março de 2025 às 08:20

O MDB é sem dúvida o partido de maior estrutura política ultimamente em Alagoas.

A legenda possui como filiados cerca de 70% dos 102 prefeitos, tem o governador, maioria absoluta de deputados estaduais, o presidente da Assembleia Legislativa - reeleito de novo com apoio de todos os 27 parlamentares - e dois dos três senadores.

Acrescentando a isso dezenas de vice-prefeitos e vereadores, o MDB passa a ideia de ser um partido imbatível no Estado.

Entretanto, não é bem assim, em termos de disputas majoritárias.

Em 2022, o governador Paulo Dantas foi reeleito somente no segundo turno, e apenas por pequena diferença sobre o então senador Rodrigo Cunha (Podemos), enquanto Renan Calheiros Filho, que vinha de duas elogiadas gestões seguidas como governador, conseguiu se eleger senador amargando derrota em Maceió para o deputado estadual Davi Davino.

Para 2026, a prioridade absoluta do MDB é reeleger Renan Calheiros, pai, pela quinta vez consecutiva para o Senado e, para concorrer ao governo estadual, o único nome disponível com chances que a legenda dispõe é o de Renan Filho.

Qualquer outro nome a ser apresentado, apesar de toda a estrutura partidária, terá dificuldade de chegar ao Palácio República dos Palmares, até porque o adversário que vem sendo cogitado é o prefeito João Henrique Caldas (PL), muito bem cotado pelo trabalho quem realiza em Maceió.

A esta altura, Renan Filho parece ser a única alternativa viável do MDB ao governo - a "bala de prata", para repetir uma expressão comumente udada na política em tais situações.

O que leva à conclusão de que, para a legenda, um bom acordo para garantir a quinta reeleição de Renan Calheiros ao Senado seja a melhor saída.

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas