Política

Renan Filho e nove governadores são impedidos de visitar ex-presidente Lula

Vara de Execuções Penais de Curitiba negou visita ao ex-presidente; indignados, governadores deixaram carta de protesto

10/04/18 - 17h10

O governador de Alagoas, Renan Filho, além de outros sete governadores do Nordeste e mais os governadores do Acre e Amapá deixaram carta nesta terça-feira, 8, a ser entregue ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após serem impedidos de visitá-lo, na sede Polícia Federal, em Curitiba, onde o petista está preso desde o último sábado, 7.

A juíza federal da Vara de Execuções Penais de Curitiba, Carolina Moura Lebbos, negou pedido para que a comitiva realizasse a visita. Os governadores estavam acompanhados pelos senadores Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente do PT, Lindbergh Farias (PT-RJ) ,e pelo senador Roberto Requião (MDB-PR), que pela manhã havia solicitado na Justiça Federal o direito da visita

A carta manuscrita afirma:

Estimado presidente Lula, 

Querido amigo

Em 09/04/2018

Estivemos aqui e sempre estaremos. Ao seu lado, firmes na luta.

Infelizmente, a Lei de Execução Penal não foi cumprida adequadamente e não podemos abraçá-lo pessoalmente.

Mas, por nosso intermédio, milhões de brasileiros e brasileiras estão solidários e sendo a sua voz por um Brasil justo, democrático, soberano e livre.

Lula livre!

Fortes e fraternos abraços

A carta foi assinada pelos governadores Camilo Santana (PT-Ceará), Renan Filho (MDB-Alagoas), Rui Costa (PT-Bahia), Flávio Dino (PCdoB-Maranhão), Ricardo Coutinho (PSB-Paraíba), Wellington Dias (PT-Piauí), Robinson Faria (PSD-Rio Grande do Norte) e Jackson Barreto (MDB-Sergipe), além de Tião Viana (PT-Acre) e Waldez Góes (PDT-Amapá). Outros políticos, como o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), também assinam a mensagem. 

O juiz Sergio Moro negou condições especiais para visitas ao ex-presidente. O magistrado determinou que Lula deve ser submetido às mesmas condições de outros condenados, que recebem visitas às quartas-feiras, de familiares e advogados.