Maceió
Carreta de cana-de-açúcar tomba no acostamento na Cachoeira do Meirim
Após fiscalização de decreto, estabelecimento da parte alta de Maceió vai ter alvará suspenso
Covid-19: narrador Arivaldo Maia é intubado na UTI de hospital em Maceió
Obra da Casal modificará trânsito da Avenida Assis Chateaubriand, no Prado
Após vistoria, novas demolições de imóveis no Pinheiro serão solicitadas
Covid-19: Prefeitura realiza neste fim de semana blitz em bares e restaurantes
Alagoas
Vacinação em Alagoas começa às 8h desta terça-feira, diz Renan Filho
Avião com vacinas chega ao Aeroporto Zumbi dos Palmares às 16h45 desta segunda-feira
Em AL, vacinação começa com 6.300 profissionais de saúde do setor público
Após Anvisa autorizar, Alagoas deve receber as primeiras doses da vacina nesta segunda-feira
Com 475 novos registros e mais 9 mortes, Alagoas tem 111.443 casos da Covid
Água, orações, e até saco de pancada; grupos tentam tranquilizar candidatos do Enem
Nordeste
Leão do Parque de Dois Irmãos morre por complicações do câncer
Dos 9 Hospitais Universitários que vão socorrer Manaus, 7 são do Nordeste
Trabalhadores da Ford protestam contra fechamento de fábrica em Camaçari
Prefeitura de Salvador prevê 570 mil doses de vacina para grupos prioritários
Homem de 35 anos é morto pela companheira em apartamento de luxo de Salvador
Passageiro é picado por escorpião dentro de avião
Polícia
Dois são presos e polícia apreende 47 máquinas caça-níqueis em Jatiúca e Mangabeiras
Jovem é morto a tiros enquanto esperava carro de aplicativo em Riacho Doce
Operação integrada prende duas pessoas no Litoral Norte do estado
Vereador de Jequiá da Praia e outro homem são presos suspeitos de homicídio de ex-candidato
PM dispersa aglomeração e usa balas de borracha para evitar agressão a jovem no Vergel
Jovem que estava foragido é preso por estuprar menina de 13 anos
Gente Famosa
Gusttavo Lima confirma tentativa de retomar casamento com Andressa Suita, diz colunista
Duda Reis sobre relacionamento com Nego do Borel: ‘Agressões eram constantes’
Whindersson mostra chegada de oxigênio a Manaus: 'Ninguém acima do povo'
Cantor Gusttavo Lima envia cilindros de oxigênio para Manaus
Anitta, Iza e outros famosos protestam contra falta de oxigênio em Manaus
Música 'Bum bum tam tam' registra 284% de aumento por causa da CoronaVac
Na manhã desta quinta-feira (15), a Câmara Municipal de Maceió, através de iniciativa do vereador Francisco Sales (PPL), realizou uma audiência pública com o objetivo de debater a situação do Centro de Maceió e buscar o reordenamento do espaço. Como resultado do encontro, um documento com as solicitações feitas pelos comerciantes e ambulantes será encaminhado para a Prefeitura de Maceió e para as secretarias responsáveis.
Estiveram presentes na audiência o vereador Chico Filho (Progressistas), José Márcio Filho (PSDB), vereadora Silvania Barbosa (PRTB); o Ministério Público Estadual (MPE); a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT); a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (SEMTABES); a Superintendência Urbana de Desenvolvimento Sustentável (SUDES); a Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomercio); a Aliança Comercial de Maceió e comerciantes e ambulantes do Centro de Maceió.
Para os presentes, são diversos fatores que comprometem o futuro do comércio de Maceió, dentre eles a infraestrutura precária e o trânsito. Esses problemas afastam os consumidores que encontram dificuldade, por exemplo, de se locomover pelo Centro, devido à falta de sinalização e buracos nas ruas.
De acordo com o vereador propositor da audiência, Francisco Sales, é necessário um ordenamento do comércio de Maceió e do Mercado da Produção, locais que geram tantos empregos.
“Precisamos ordenar, incentivar e proteger esses empregos que são gerados no Centro da nossa cidade, sem fechar os olhos para o Mercado da Produção e é a partir disso que teremos um desenvolvimento. O comércio precisa se fortalecer e esse papel é do Poder Público, por isso é muito importante ouvirmos os comerciantes aqui presentes. Encaminharei um documento para as secretarias e para o gabinete do prefeito de Maceió para mudarmos o cenário do comércio local”, garantiu o parlamentar.
Segundo o presidente do Sindicato dos Ambulantes, José Rosivaldo Moura, o maior problema do comércio de Maceió é que o Poder Público não promove as condições necessárias para os ambulantes desempenhem os seus trabalhos.
“Para resolver o problema do Centro da nossa cidade, é preciso conhecê-lo e sinto falta disso por parte do ente público. Participamos de várias reuniões e a primeira coisa que dissemos é que para ter um centro organizado, o trabalho tem que ser planejado com as secretarias e as categorias que fazem parte do comércio. Se os nossos representantes não criam as condições necessárias, sempre debateremos as medidas paliativas e o que precisamos é de uma solução para que nossas lojas não fechem”, destacou.
O vereador Chico Filho informou para os comerciantes que a Comissão Administrativa do Centro foi reativada e que o reordenamento está em processo. Apresentou ainda, diversas propostas de melhorias, como a retirada dos ambulantes das ruas para o Shopping Popular do Comércio, um terreno para organizar o lixo oriundo do Centro para melhorar a limpeza do local, além de melhorar a iluminação, sinalização e recapeamento das vias.
A vereadora Silvânia Barbosa destacou a responsabilidade dos vereadores da Câmara Municipal de conhecer melhor o comércio da capital alagoana. Disse que defendia o trabalho dos ambulantes e a necessidade de terem um ambiente de trabalho adequado, já que o comércio formal tem crescido significativamente e gera renda para o município.
Segundo o presidente da Aliança Comercial de Maceió, Guido Santos, a luta em melhoria do centro da cidade é antiga e os comerciantes precisam de soluções rápidas para que possam pagar a folha de pagamento dos seus funcionários. Disse também que muitas ações para a melhoria do comércio dependem de uma boa gestão e não necessariamente de muitos recursos.