Brasil

Rio Grande do Sul já tem registro de neve na tarde desta quinta-feira

Gaúcha ZH | 20/08/20 - 17h30
Tiago Martins / Arquivo Pessoal

A neve chegou ao Rio Grande do Sul na tarde desta quinta-feira (20). Em Gramado, o fenômeno ocorreu simultaneamente com chuva congelada, confirmou a Somar Meteorologia. Outra duas cidades gaúchas registraram queda de chuva congelada nesta quinta-feira (20). O fenômeno foi relatado nos municípios de São Francisco de Paula e Pinheiro Machado, e confirmado pela Somar Meteorologia. Também houve chuva congelada em Nova Petrópolis.

Em São Chico, o autônomo Iliseo Hentz, 52 anos, gravou imagens da neve e de chuva congelada caindo sobre uma casa:

— Agora mesmo começou a chuva congelante de novo aqui. Mais cedo nevou, agora é chuva congelada, mas de vez em quando vem flocos de neve junto, tá até acumulando. Nós já tínhamos presenciado, temos casa de veraneio. Já pegamos neve, essa é a segunda vez. Mas é bem emocionante, é bem bonito. Coisa diferente, a gente fica emocionado.

Hentz disse que a neve foi intercalada entre chuva e chuva congelada, e deve ter durado cerca de cinco minutos.

— Agora há pouco caiu uma pancada com chuva congelada e alguns flocos no meio — observou.

A chuva congelada, ou sleet, é quando os flocos de neve descem das nuvens numa região que está fria e caem em um local quente. Com isso, a neve derrete dentro de uma gota, e logo passa por uma espessa área fria do ar. Isso causa um novo resfriamento, resultando em gotas de chuva congelada ou pequenos gelos granulares.