Interior

Rio Paraíba transborda e água invade ruas de Viçosa na manhã desta segunda-feira

TNH1 | 06/06/22 - 10h49
Reprodução

O Rio Paraíba transbordou e deixou as ruas do município de Viçosa tomadas pela água depois de mais uma madrugada de chuvas fortes no interior alagoano. Na manhã desta segunda-feira, 06, um internauta enviou imagens para a redação do TNH1 em que mostra a situação preocupante para os moradores da cidade, que já enfrentaram enchentes no passado.

Veja imagens:

"A água já começou a invadir. Viçosa em alerta", disse um morador em trecho do vídeo. O município já registrou um grande volume de chuva na última semana e pessoas ficaram ilhadas na região.

De acordo com o relatório hidrológico da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh-AL), divulgado nesta manhã, há possibilidade de transbordamento do Rio Paraíba nos municípios de Paulo Jacinto, Viçosa, Cajueiro, Capela e Atalaia.

Além do Rio Paraíba, os órgãos estaduais chamaram a atenção para o risco de transbordamento de outros rios, devido aos níveis elevados. 

Transbordamento do Rio São Miguel - Nesse domingo, a Defesa Civil de Alagoas emitiu um alerta aos moradores do município de São Miguel dos Campos, por causa do aumento no nível do Rio São Miguel, sobre o risco iminente de transbordamento nas próximas horas.

"Nos temos um aviso meteorológico vigente para todo o estado de alagoas. Também acabamos de emitir um alerta hidrológico, principalmente para o Rio São Miguel e Jequiá, pois esses estão com um nível bastante elevado. Não há um prazo para esse alerta, porém os rios estão sendo monitorados diariamente. Nós vamos avaliar durante todo o dia se há necessidade de ampliação desse alerta hidrológico e do aviso meteorológico. Porém, até o momento, nós mantemos o alerta vigente pelo menos por mais 24 horas", disse Pinho.

O risco de transbordamento foi divulgado após às fortes chuvas que têm atingindo a região da Zona da Mata há mais de 15 dias. A orientação, segundo a Defesa Civil Estadual, é procurar um abrigo seguro e  ligar para o números 193 em casos de emergência.