Interior

Rodovia em Delmiro Gouveia é desbloqueada após protesto de grupos de indígenas

TNH1 | 04/08/22 - 14h12
Grupos se reuniram nesta manhã e fecharam a rodovia | Cortesia

O trecho da BR-423, que estava totalmente bloqueado depois de um protesto de grupos de indígenas na manhã desta quinta-feira (04), já foi liberado para o tráfego de veículos no município de Delmiro Gouveia, no Sertão do estado, no início da tarde de hoje.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou, por volta das 13h, que a pista foi desobstruída por completo. A interdição foi causada pela manifestação dos grupos Jeripancó, Katokkin e Karuazu, que reivindicaram a saída do coordenador da Funai (Fundação Nacional do Índio) na região. 

TNH1 conversou com um líder do grupo indígena, que falou sobre os motivos do protesto. "A gente pede a saída do coordenador Jossélio, do CTL local da Funai. Os nossos povos vêm sofrendo com a forma de atuação dele e a imposição à nossa forma de organização social dentro das aldeias. Vivemos uma conjuntura hoje onde a Funai vem atuando de forma contrária à nossa. O seu papel é proteger e fiscalizar as terras indígenas e respeitar a nossa forma de organização social, dentro dos nossos povos", disse Ervison.

A reportagem também tentou contato com a Funai mas até a publicação da matéria não obteve resposta.