Interior

Rompimento de adutora prejudica abastecimento de seis cidades em Alagoas

Ascom Casal | 24/01/22 - 18h40
Ascom Casal

O rompimento acidental de uma adutora causou o desabastecimento de água de seis cidades da Bacia Leiteira, nesta segunda-feira (24). A tubulação foi rompida no trecho que fica entre Jacaré dos Homens e Batalha por uma empresa privada responsável por obras de duplicação da rodovia estadual AL-220.

Técnicos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), por meio da Unidade de Negócio Bacia Leiteira, estão no local trabalhando no conserto da adutora, com previsão de concluir o serviço ainda na noite de hoje. Enquanto isso, o abastecimento ficou prejudicado nas seguintes cidades: Major Izidoro, Cacimbinhas, Jaramataia, Monteirópolis, Jacaré dos Homens e Batalha.

Plantas aquáticas na captação - A captação de água do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, que fica no Rio São Francisco, em Pão de Açúcar, e atende a 18 cidades, operou com 50% da capacidade nesta segunda-feira (24).

A redução parcial da operação ocorreu por duas razões: queda do potencial elétrico na estação de captação e chegada de entulhos e plantas aquáticas trazidas pela elevação da vazão do rio, as quais comprometem o funcionamento dos conjuntos motobombas.

Técnicos da Casal trabalharam na remoção das plantas e entulhos trazidos pela água e que ficaram presos no entorno da estação de captação. O fornecimento de energia elétrica, por sua vez, foi restabelecido no final da tarde de hoje pela concessionária responsável pelo serviço.

A previsão da Companhia é colocar o sistema para operar com 100% da capacidade na noite de hoje. Assim, o abastecimento das cidades atendidas por ele ficará em recuperação por cerca de 48 horas.

Recebem água do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira as seguintes localidades: Batalha, Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Isidoro, Maravilha, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.