Ciência

Saiba como assistir ao pouso do rover Perseverance em Marte nesta quinta, 18

Canaltech | 18/02/21 - 16h03

Desde julho de 2020, a missão Mars 2020, da NASA, viaja com destino a Marte, levando o rover Perseverance e o helicóptero Ingenuity. Depois de uma jornada de tantos meses, falta apenas um dia para a NASA pousar o Perseverance no Planeta Vermelho. O pouso, que será feito na cratera Jezero, deverá ocorrer às 17h55 (horário de Brasília) e, se tudo correr bem, este será o quinto robô exploratório já enviado pela agência espacial ao nosso planeta vizinho.

Agora, a equipe do Perseverance está dando os toques finais na sequência complexa de manobras que será necessária para o pouso: “nenhum pouso em Marte é garantido, mas estamos nos preparando há uma década para que as rodas desse rover toquem a superfície de Marte para iniciar o trabalho”, comenta Jennifer Trosper, vice-gerente de projeto da missão. 

Como assistir ao pouso do Perseverance em Marte

Canaltech estará de olho em todos os momentos do pouso do rover Perseverance em Marte, e você conferirá aqui no site a cobertura completa, em texto, assim que tudo acontecer.

Mas você também pode acompanhar ao vivo a emoção e o suspense da entrada, descida e pouso do Perseverance amanhã, com a transmissão realizada pela NASA TV. A live (em inglês) tem início marcado para 16h15, no horário de Brasília, e você poderá assisti-la pelo vídeo abaixo:

Em português

Já se preferir assistir a todos os momentos com comentários em português, uma boa opção é a live do Mensageiro Sideral, a partir das 17h: