Concursos

Saiba como será o TAF para Policial Penal em Alagoas

10/01/22 - 14h23
Divulgação

O teste de aptidão física (TAF) é uma etapa comum em concursos públicos na área de segurança pública. Neste sentido, a SERIS (Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social) realiza, durante os dias 1, 2 e 3 de fevereiro, o TAF referente ao concurso público para policial penal. As provas acontecerão das 7h às 11h e das 14h às 18h, no Complexo Esportivo de Pilar, situado no Conjunto Padre Ernesto, S/N, Rua Santa Rita, Chã do Pilar, Pilar/AL.

Ao todo, 362 candidatos foram aprovados para esta fase, que possui caráter eliminatório, e está dividido em três etapas. O primeiro dia de provas consistirá na realização dos seguintes exercícios: abdominal supra tocando os cotovelos nos quadríceps, sendo 30 repetições para candidatos do gênero masculino e 20 repetições para o feminino, em um intervalo de tempo de um minuto. Execução de barra fixa com quatro repetições para os homens e isometria de 10 segundos para mulheres. E corrida de ir e vir (shuttle run) com tempo de 12 segundos para homens e 14 segundos para mulheres.

O segundo dia acontecerá corrida de dois mil metros para os candidatos do gênero masculino, sendo necessário completar o percurso em 11 minutos e 1.800m para feminino, com tempo máximo de 13 minutos. No terceiro e último dia de TAF acontecerá a etapa de nado livre. Os candidatos terão que nadar o equivalente a 25 metros em um tempo de 30 segundos para os homens e 40 segundos para as mulheres. 

Quem pode ingressar no local da prova?

Os candidatos aprovados para esta etapa do concurso público devem ficar atentos aos horários e local de prova, disponibilizados no edital (clique aqui para baixar o edital). Além disso, por questões de segurança física e sanitária, devido a pandemia do coronavírus e o surto de gripe que atinge o país, só será permitida a entrada do candidato ao local do exame, sendo vedada a presença de familiares ou acompanhantes a área interna do exame. 

O que levar para o TAF?

Essa pode ser sua dúvida, então separamos algumas dicas:

- No dia da prova é preciso estar munido do documento de identidade original;

- Use roupas leves que permitam mobilidade, além de tênis adequado para realização do exame;

- Leve água, pois a hidratação é muito importante, além de alimentos leves, como frutas e barra de cereal;

- Não esqueça o filtro solar.

Além disso, procure repousar e dormir cedo no dia anterior ao teste de aptidão física, uma boa noite de sono é importante para a realização do TAF. Além disso, pesquise com antecedência o local da prova e formas de deslocamento, isso ajudará a não correr o risco de chegar atrasado e perder o TAF.

O TAF é seguro?

Sim, o TAF será inteiramente registrado com filmagens e áudios, tanto as provas individuais, como o exame de forma geral, para assegurar a lisura do processo. Além disso, a segurança dos candidatos é importante, por isso será disponibilizada, durante todo o TAF, uma equipe de saúde, apta para prestação de primeiros socorros, bem como veículo adequado para locomoção, caso necessário. 

Quem será considerado inapto?

Conforme o edital, serão considerados inaptos, e consequentemente eliminados, os candidatos que não comparecerem para realização dos testes nos dias e horários estabelecidos; 

- Não realizar qualquer uma das etapas do TAF;

- Não atingir o desempenho mínimo exigido em qualquer dos testes, no prazo determinado ou no modo previsto no edital.