Saúde

Saiba quem pode se vacinar contra a Covid-19 neste sábado em Maceió

TNH1 com informações da Secom Maceió | 02/10/21 - 08h39
Arte TNH1

Após dar início à vacinação contra a Covid-19 de um novo grupo com a dose de reforço, a Prefeitura de Maceió segue com o oferecimento da imunização neste sábado, 02, nos pontos fixos e com o Corujão da Vacina, que funciona de 9h às 21h. Hoje, os trabalhadores da saúde com nomes iniciados pelas letras de H a N já podem se dirigir a um dos locais para receber a aplicação da terceira dose.

Com a determinação do Ministério da Saúde, a capital avançou no calendário e já oferta as doses de reforço para idosos com 60 anos ou mais que tenham completado pelo menos seis meses desde que tomaram a segunda dose, como também profissionais de Saúde que tenham completado o intervalo de pelo menos seis meses da segunda dose ou da vacina de dose única.

A aplicação da dose de reforço para quem trabalha na área da Saúde será segmentada por ordem alfabética. Ontem, as pessoas com iniciais de A a G puderam receber o imunizante e os profissionais de O a Z serão contemplados neste domingo, 03.

As vacinas para estes públicos estarão disponíveis em todos os postos, com horário estendido até as 21h, no 'Corujão' nos shoppings Maceió (Mangabeiras) e Pátio (Cidade Universitária) e nos drive-thrus de Jaraguá e Serraria. Nos pontos da Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho), Papódromo (Vergel) e Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom) o horário vai até às 16h.

A Prefeitura antecipou também a conclusão do calendário vacinal para quem tomou Pfizer. Agora o prazo de aplicação da segunda dose foi reduzido de 12 para oito semanas.

Redução do prazo da vacina Pfizer

A nota do Cosems-AL informa ainda que o intervalo entre as doses da vacina Pfizer/Comirnaty será reduzido para oito semanas, ou seja, 56 dias. “Sobre a redução do intervalo, Maceió já iniciou o aprazamento da vacina para oito semanas ao invés de 12 da vacina Pfizer”, informa a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fernanda Rodrigues.

A Prefeitura estuda a possibilidade de estender a redução do intervalo para outros públicos. “Estamos avaliando a possibilidade de redução de todas as outras pessoas que já tinham sido vacinados com esse imunizante, o que será definido diante da conclusão da avaliação do público estimado e do saldo de doses que encontra-se sob guarda do Município”, completou.

Documentos necessários

Para se vacinar com a dose de reforço, pessoas idosas e trabalhadores da Saúde devem apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência (não precisa cópia) e o cartão de vacinação com as informações da etapa anterior.

Profissionais de saúde precisam comprovar, além de documento com foto, CPF e o cartão de vacina, documento comprobatório da condição de Trabalhador da Saúde, conforme listado aqui. Vale ressaltar ainda que, para esse grupo, é fundamental levar uma cópia do comprovante de residência, pois uma via do documento será retida pelas equipes.