Brasil

Saiba quem são os três vereadores presos suspeitos de envolvimento com PCC

FolhaPress/Diego Alejandro e Bruno Lucca | 16/04/24 - 18h21
Foto: Divulgação

Três vereadores foram presos nesta terça-feira (16) durante operação contra suspeitos de fraudar licitações em diversas regiões do estado de São Paulo. Segundo o Ministério Público de São Paulo, os suspeitos estariam envolvidos num esquema de lavagem de dinheiro em empresas de ônibus a mando da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

Os vereadores detidos são Ricardo Queixão (PSD), de Cubatão; Luiz Carlos Alves Dias (MDB), de Santa Isabel; e Flavio Batista de Souza (Podemos), de Ferraz de Vasconcelos.

A reportagem procurou as defesas dos vereadores, e apenas a de Luiz Carlos Alves Dias respondeu que vai recorrer; as demais não atenderam.

RICARDO QUEIXÃO (PSD)

Ricardo de Oliveira, 40, é conhecido como Ricardo Queixão. Filiado ao PSD, ele é vereador de Cubatão, na Baixada Santista, desde 2012, quando foi eleito com 2.099 votos.

Junto a Queixão foram presos o advogado Áureo Tupinambá de Oliveira Fausto Filho, que atuou na defesa do traficante André do Rap e também trabalhava no Legislativo municipal, e uma servidora pública da Prefeitura de Cubatão. A reportagem não teve acesso à defesa de Fausto Filho.

Em 2023, o vereador foi denunciado em um processo relacionado a abuso de poder para supostamente favorecer a eleição de um candidato ao Conselho Tutelar de Cubatão. O vereador teria pedido, em plenário, votos para Alex Ferreira dos Santos, então candidato a uma das 14 vagas do conselho. O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) decidiu em favor da nomeação do conselheiro eleito.

LUIZ CARLOS ALVES DIAS (MDB)

Natural de Três Lagoas (MS), Luiz Carlos Alves Dias, conhecido como Luizão Arquiteto, é comerciante do ramo imobiliário em Santa Isabel, interior paulista, desde 1988.

Ele entrou na política e está em seu terceiro mandato como vereador, iniciado em 2012. Luizão foi presidente da Câmara Municipal entre 2013-2014 e 2019-2020.

No atual mandato, integra o Conselho de Ética e Disciplina Parlamentar do Legislativo de Santa Isabel. Também já ocupou cargos nos conselhos de Justiça e Obras Públicas.

FLAVIO BATISTA DE SOUZA (PODEMOS)

Flavio Batista de Souza (Podemos) é conhecido como Inha. Paulistano, o empresário tem 57 anos e está em seu terceiro mandato como vereador na Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos. Na eleição de 2020, recebeu 1.843 votos.

Envolvido em discussões sobre segurança pública e infraestrutura na cidade, Flavio é presidente das comissões de Ética e Decoro Parlamentar, Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo e Constituição, Justiça e Redação.

Também participa das comissões de Orçamento, Finanças e Contabilidade e Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo.