Alagoas

Sala de Alerta prevê continuidade de chuvas em Alagoas até o próximo sábado (18)

TNH1 com TV Pajuçara | 16/06/22 - 14h14
Ilustração/TNH1

As chuvas que caem em Alagoas desde o início da semana devem se estender até o próximo sábado, 18. Esta é a previsão da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), divulgada pelo meteorologista Henrique Mendonça, na tarde deste feriado de Corpus Christi, 16 de junho.

Segundo Mendonça, em entrevista ao programa Fique Alerta, da TV Pajuçara/Record TV, o Rio Jacuípe, na cidade de Jacuípe, o Rio Mundaú, em União dos Palmares e em São José da Laje, assim como rios no Litoral Norte de Alagoas começaram a transbordar no início da tarde.

"Há previsão de mais chuva para hoje e no decorrer dos próximos dias. A previsão é de que os rios continuem a subir [de nível]", destacou o meteorologista ao repórter Alan Garcia.

"As chuvas agora estão concentradas no Litoral Norte do Estado e Porto Calvo está acumulando essa grande quantidade de chuva nesse momento. A umidade toda está convergindo para lá. Vale destacar que em Matriz do Camaragibe, nas últimas 24 horas, já choveu mais 70 milímetros. As pessoas devem estar atentas ao chamamento da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros", continuou.

Ainda de acordo com Mendonça, a capital também deve registrar mais chuva nos próximos dois dias. "A previsão para Maceió é de chuva até o sábado. Poderemos ter eventos de movimentação de massa devido ao solo encharcado e há risco de deslizamento de terra com a chuva constante".

"As nossas atenções ficam voltadas para as áreas de encosta na cidade e, para os municípios no Litoral, seguimos monitorando os rios", acrescentou.

Inmet emitiu alerta - Nessa quarta, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reforçou o cenário de atenção em Alagoas e emitiu quatro alertas de chuvas para praticamente todas as regiões do estado. Das três faixas de grau de severidade, dois são amarelos, um é laranja e outro é vermelho, considerado o de grande perigo.

Segundo o alerta vermelho do Inmet, havia possibilidade de chuva acumulada superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, com risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas em cidades com tais áreas. O alerta foi para 33 cidades das regiões Norte, Metropolitana, Zona da Mata e toda faixa litorânea de Maragogi até Coruripe.