Alagoas

Samu Alagoas inicia Projeto Verão com socorristas em pontos estratégicos de Maceió

Ascom Samu | 02/01/22 - 14h14

Durante o verão, algumas ocorrências de emergência, como afogamentos e acidentes de trânsito, acontecem com maior frequência em determinados locais de Maceió. Diante desta situação, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas iniciou neste final de semana o Projeto Verão 2022, colocando equipes de motolância em pontos estratégicos da capital alagoana para agilizar ainda mais o atendimento às vítimas.

As motolâncias são motocicletas especialmente equipadas e conduzidas por enfermeiros e técnicos de enfermagem, que, em duplas, são liberadas para chegar primeiro ao local das ocorrências e agilizar os primeiros socorros enquanto a ambulância segue o caminho até o local.

Além de seguirem para o atendimento levando talas de imobilização, soros, desfibrilador externo automático, material para acesso venoso, oxímetro e glicose, os motossocorristas também dispõem de colar cervical. Esses são os mesmos materiais que compõem uma Unidade de Suporte Básico (USB), com exceção da maca e prancha rígida.

Durante toda a alta estação, duas dessas equipes estarão de prontidão para o atendimento em pontos estratégicos de Maceió: a orla marítima, em frente ao antigo Alagoinhas, e a Avenida Fernandes Lima.

Para o médico Claubiano Moura, supervisor do Samu Alagoas, a iniciativa deve diminuir o tempo resposta das ocorrências e ajudar a salvar vidas. “É muito importante que o socorro chegue o mais rápido possível ao local. Nossas motos já conseguem chegar primeiro, mas colocando as equipes onde mais acontecem as ocorrências, diminuímos ainda mais esse tempo”, explicou o supervisor.

Quando acionar o Samu – O Samu Alagoas funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e pode ser acionado por meio de ligação gratuita pelo número 192. Além de atender vítimas de acidentes de trânsito e afogamentos, o serviço atua em ocorrências com vítimas de quedas da própria altura, ferimentos por arma branca e por arma de fogo, quedas de altura e queimaduras.

O serviço também pode ser acionado para atender casos obstétricos, casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Covid-19 com quadros suspeitos ou confirmados. Por meio do telefone 192 também é possível solicitar assistência para pacientes em surto psiquiátrico.