Saúde

Samu Neonatal já atendeu mais de 4.400 recém-nascidos em Alagoas

Transferências são feitas por Unidades de Suporte Avançado e pelo Samu Aeromédico

26/08/17 - 08h00
Carla Cleto

Criado em 2009 para reverter o alto número de mortes de crianças que em Alagoas devido ao transporte inadequado, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Neonatal, foi o primeiro do País. Até o momento, já foram realizadas 4.427 transferências por meio de suas Unidades de Suporte Avançado (USA) - adaptadas exclusivamente para o transporte Neonatal - e pela equipe do Samu Aeromédico, helicóptero equipado com UTI Móvel .

O Samu Neontal contacom 14 neonatologistas fazendo, principalmente, transferências de bebês prematuros que nasceram com dificuldades para respirar. Um dos beneficiados foi o pequeno Ezequiel Lucas, que nasceu na madrugada dia 12 de agosto.

Segundo o relato da mãe, Lilia Dias Amâncio, 26 anos, ela estava no oitavo mês de gestação, quando percebeu um sangramento e, logo depois, vieram as fortes contrações. Ela e o marido, Lucas dos Santos, também 26 anos, seguiram para a Maternidade Nossa Senhora da Guia, em Maceió.

“Logo quando cheguei à maternidade, os médicos falaram que minha barriga estava muito pequena para o período da gestação, depois de alguns exames, a equipe me levou para a sala de parto, onde nasceu o meu menino, Ezequiel Lucas”, contou a mãe do garoto, que nasceu com 1,6 kg e 42 cm de comprimento.

Quando os médicos viram o bebê, perceberam que ele estava com dificuldades para respirar, por ter nascido prematuro e não ter desenvolvido os pulmões completamente. Então, levaram o recém-nascido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da de saúde.

Depois de três dias internada, a criança contraiu uma infecção, que depois evoluiu para uma pneumonia. Diante desse quadro, a equipe da maternidade decidiu que era necessário o transporte da criança para um hospital de maior porte.

Uma ambulância Neonatal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para fazer o transporte do pequeno Ezequiel para a UTI neonatal do Hospital do Açúcar. Em Alagoas, o Samu é o único serviço que possui ambulâncias e equipes capacitadas para realizar as transferências de recém-nascidos até os primeiros 28 dias de vida.

“Quando soube da necessidade da transferência, fiquei um pouco apreensiva, e fui junto com ele e os socorrista do Samu dentro da ambulância”, disse a jovem, confessando que não consegue mais sair de perto do filho.

A neonatologista Marta Mesquita, que acompanhou o bebê durante a transferência, ocorrida no último dia 15, conta que o menino foi entubado para fazer a transferência.  “Ezequiel está se recuperando muito bem, a pneumonia já foi tratada e curada, e o garoto não precisa mais dos aparelhos de oxigênio. Agora, ele vai continuar um pouco na UTI para ganhar peso, para depois ser liberado e ir para casa”, disse.

Mudança de Realidade – Para o Supervisor do serviço, Dárbio Alvim, o Samu Neonatal mudou a realidade de diversas famílias em todo o Estado. “Com esse transporte, ajudamos na sobrevivência dessas crianças. Sempre com um tempo-reposta rápido, evitamos as possíveis sequelas que poderiam existir e, assim, damos mais qualidade de vida para elas”, salientou.

Ambulâncias Adaptadas – A equipe das Unidades de Suporte Avançado (USA) Neonatal é formada por um condutor, uma enfermeira e o médico neonatologista. A USA Neonatal possui uma estrutura diferente das ambulâncias comuns, elas têm uma incubadora de transporte, um oxímetro com sensor neonatal, respirador para recém-nascido, e uma mala com medicamentos e materiais específicos para esses pacientes.

Quando é necessário o transporte pelo Samu Aeromédico, essa mesma estrutura é levada para dentro do helicóptero, com a enfermeira, o médico e a tripulação do helicóptero.