Brasil

Sarrada no ar, acorda novinha e blindadona: funk gospel de Fernanda Fé causou polêmica

Redação TNH1 | 21/09/19 - 23h22

A música gospel perdeu neste sábado, 21, a cantora Fernanda Fé, que faleceu aos 41 anos devido a complicações decorrentes de uma lipoaspiração. 

Fernanda chamou a atenção no cenário musical gospel ao incorporar às suas canções elementos, estilos e referências da músíca, digamos, profana, trazendo sobretudo o ritmo do funk para as letras de louvor. Tudo com direito a muita e modernas coreografias.

O estilo "funkeira de Deus" causou polêmica e a artista, que também era pastora, não escapou das críticas. 

Em um texto publicado em 2017 no Facebook, ela lementou as opiniões contrárias a sua pegada incomum ao meio gospel, e afirmou que suas músicas eram direcionadas a um "público que não conhece a palavra de Deus". 

"Sou muita criticada por causa do estilo, o funk, e as críticas mais pesadas são dos cristãos. Vão as minhas páginas e falam muitas coisas tristes... falam das letras, das roupas, da maquiagem, de tudo... você que é cristão, você não é advogado de Deus, a Bíblia não te autoriza a julgar as pessoas... você peca quando faz isso... as minhas músicas não são para você... são para as crianças, jovens e adolescentes ,adultos que não conhecem a palavra de Deus, que são carentes, bombardeadas por músicas com palavrões e incentivo ao sexo... o objetivo das minhas músicas, do meu trabalho, é oferecer um primeiro contato com a palavra de Deus... o funk é uma estratégia... não me julgue, ore por mim... creio que Deus tem me direcionado e o que Ele mandar eu vou fazer...."
Deus abençoe a Todos". (sic).

Para quem não conhece a discografia de Fernanda, os três clipes que você confere abaixo dão uma mostra do estilo nada ortodoxo da cantora. A ousadia dividiu opiniões. Confira: 

Em "Sarrada no ar" ela canta:

você não vai me ganhar
dando sarrada no ar
se quiser me conquistar
você vai ter que orar
jejuar e orar
o cara pra me conquistar
tem que jujar e orar 

Veja o clipe: 


Já na música "Blindadona" uma academia de luta é usada como cenário do clipe recheiado de coreografias que não deixam a desejar a nenhuma cantora pop. Em meio aos dançarinos, ela exata a proteção divina: 

Na letra, ela exalta a proteção divina cantando:

vivo a vida sem neurose sem caô

ando escoltada pelos anjos do Senhor

sou blindadona pelo sangue do cordeiro

mesmo no vale da sombra da morte 

Eu não entro em desespero.

Assista ao clipe: 


Em "Acorda Novinha", ela faz uma crítica aos excessos da juventude nas redes sociais, onde vivem uma vida artificial.

para que tá feio

Deus não gosta disso não

ficar se exibindo na internet

rebolando até o chão. 

Assista:

Todos os clipes são do canal oficial de Fernanda Fé.