Saúde

Saúde prorroga campanha de vacinação contra a poliomielite até 31 de outubro

Ascom SMS | 01/10/22 - 13h14
Foto: Ascom SMS

Seguindo a recomendação feita pela Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) do Estado de Alagoas, a Gerência de Imunização de Maceió prorrogou, até o dia 31 de outubro, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.

A medida foi tomada visando assegurar a ampliação das coberturas vacinais no Município e aumentar a adesão da população à vacinação, evitando tanto a reintrodução do vírus da poliomielite no Brasil – doença considerada como eliminada no país desde 1994 – quanto o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis.

De acordo com a gerente de Imunização da SMS, Eunice Amorim, até o momento, a cobertura vacinal do público-alvo da campanha contra a poliomielite – crianças na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade – atingiu 33%, com pouco mais de 17.100 doses aplicadas. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95%.

“Essa é uma nova oportunidade para atingirmos esses índices de forma satisfatória e reduzirmos significativamente o risco dessa doença ser reintroduzida em nosso meio e só a vacinação é capaz de nos proteger contra esse vírus”, completa Eunice Amorim.

Com exceção da vacina BCG – que é aplicada em quatro unidades de saúde referenciadas, devido ao prazo de validade pós abertura do frasco – a vacina contra a Poliomielite está disponível em todas as saladas de vacinação do Município, de segunda a sexta-feira. A vacinação também pode ser feita em outros dois pontos fixos:

Maceió Shopping (das 9h às 21h, de segunda a sábado);

Pátio Shopping (das 15h às 21h, de segunda a sábado e das 12h às 18h, no domingo).

O Município trabalha ainda para imunizar, de forma indiscriminada com a vacina VOP (Vacina Oral de Poliomielite), no mínimo 95% das 51.846 crianças de 1 a menores de 5 anos de idade que estejam com o esquema primário completo da vacina VIP (Vacina Inativada da Poliomielite).