Alagoas

"Se AL tivesse seguido recomendação do Ministério da Saúde, hoje não teria mais doses", diz Ayres sobre vacinas

Redação TNH1 com TV Pajuçara | 22/04/21 - 14h58
Reprodução

Após o impasse entre Prefeitura de Maceió e o Governo de Alagoas sobre a disponibilização de segundas doses da vacina contra a Covid-19, o secretário de Estado de Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, afirmou nesta quinta-feira, 22, em entrevista ao vivo ao programa Fique Alerta, da TV Pajuçara, que se o governo tivesse seguido a recomendação do Ministério da Saúde, de aplicar todas as doses sem guardar reservas para a segunda aplicação, hoje Alagoas não teria mais doses para completar a imunização dos idosos que já tomaram a primeira dose. 

"Se a gente tivesse seguido o que o Ministério da Saúde orientou, hoje não teria absolutamente nenhuma dose em Alagoas. Nós conseguimos socorrer o município de Maceió hoje e vamos continuar fazendo para os demais municípios nos próximos dias uma pequena quantidade, claro, porque Alagoas tomou precaução de reservar uma parte. Se a gente tivesse seguido a nota técnica do Ministério e usado toda a D2 (segunda dose) como D1 (primeira dose), hoje não teria mais doses em Alagoas. A recomendação é que a D2 deve ficar separada para ser utilizada em quem tomou a D1. Essa é nossa meta aqui. A gente acelera nossa vacinação dentro da nossa capacidade, mas garantindo o fechamento do ciclo para os cidadãos", disse Ayres. 

Nas primeiras horas desta quinta-feira (22), a dúvida para quem precisava tomar a segunda dose da vacinação em Maceió era se encontraria ou não o serviço, após a Prefeitura anunciar a suspensão, por causa da falta do repasse dos imunizantes. 

"Todo esse problema foi gerado pela ausência de remessa de vacinas por parte do Ministério da Saúde durante essa semana. Hoje já é quinta-feira e a gente não recebeu ainda nem a pauta do Ministério da Saúde comunicando. Mas de maneira precavida e preventiva, o Governo de Alagoas tinha um estoque estratégico, até porque a remessa de Coronavac da semana passada nós não utilizamos já preocupados com essa diminuição de produção do Butantan. Então, ontem, quando fomos comunicados que a Prefeitura de Maceió estava sem as doses para realizar a segunda imunização dos cidadãos hoje, entramos em contato com o secretário de Saúde de Maceió, Pedro Madeiro, e nos colocamos à disposição, dizendo que tínhamos uma pequena quantidade que possibilitaria a continuidade da vacinação hoje. E assim foi feito", esclareceu o secretário. 

Ayres, no entanto, ressaltou que o momento não é de política e que não é salutar que Prefeitura e Governo não se entendam.

"Mas a gente sabe que, nas redes sociais hoje em dia, as coisas se supervalorizam e houve toda essa discussão. Eu queria só ressaltar que o nosso objetivo aqui há 14 meses é enfrentar a pandemia priorizando a ciência e a técnica, acho que o momento político tem seu momento oportuno. Não é salutar, nem positivo para a população maceioense e para a população alagoana que a Prefeitura de Maceió e o Governo de Alagoas não se entendam. Então, acabei de fazer uma reunião com o secretário Pedro Madeiro, e espero que a partir de agora a gente tenha essa interlocução mais facilitada, mais transparente e que não gere essa insegurança para a população".