Saúde

Secretaria de Saúde disponibiliza serviço de assistência odontológica; confira os locais para atendimento

Secom Maceió | 03/10/21 - 14h51 - Atualizado em 03/10/21 - 14h59
Atendimento é prestado em unidades básicas, unidades de referência e centros de especialidades odontológicas do município | Foto: Ascom SMS

A Secretaria Municipal de Saúde oferece para a população grande variedade de atendimentos médicos básicos e especializados, procedimentos e serviços em suas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Referência em Saúde (URS). Um desses serviços são os atendimentos odontológicos que visam oferecer uma assistência completa e de qualidade a toda a população. Esses atendimentos odontológicos básicos são prestados na maior parte das Unidades do município, exceto na Unidade de Saúde da Família (USF) José Guedes de Farias (Santa Amélia), USF Vila Emater II (São Jorge), USF João Moreira (Jacintinho), que estão em processo de adaptação para que possam oferecer o serviço, e UBS Jorge Duarte Quintela (Graciliano Ramos), que atualmente está funcionando como Referência em Síndromes Gripais.

Segundo Ducy Lily Joazeiro, gerente de Saúde Bucal de Maceió, a população também pode contar com atendimentos especializados. “Um desses locais é o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Pam Salgadinho, que este ano voltou a oferecer o serviço de Endodontia à população, suspenso desde 2017 e que representou um grande ganho para nossos usuários do SUS”, comemora.

“Além dessa especialidade, outras também foram ofertadas nos últimos meses no CEO do Pam Salgadinho, como Periodontia, Radiologia, Prótese Total, Odontopediatria, Estomatologia, Cirurgia Buco Maxilo e atendimentos para pacientes com necessidades especiais. Esses atendimentos são concentrados no bloco F”, completa a gerente de Saúde Bucal de Maceió, Ducy Lily Joazeiro.

Outros locais que ofertam serviços especializados no Município, além do CEO do Pam Salgadinho, são a UBS João Paulo II (Jacintinho), com Periodontia e Odontopediatria; UBS Roland Simon (Vergel), com Odontopediatria; CEO Rafael de Matos (Henrique Hequelman), com Radiologia, Endodontia, Periodontia, Cirurgia Buco Maxilo e atendimento de pessoas com necessidades especiais.

Já na UBS Ib Gatto Falcão (Tabuleiro do Martins) são oferecidos serviços de Radiologia, Endodontia e atendimento de necessidades especiais crônicas e o Bloco I do Pam Salgadinho, com atendimento exclusivo para pacientes portadores de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids).

Como ter acesso aos serviços? -  Ducy Lily Joazeiro, gerente de Saúde Bucal do Município, explica como a população pode ter acesso aos serviços. “Os usuários podem buscar a unidade de demanda espontânea mais próxima de sua residência para o atendimento. Já se a área for coberta pela Estratégia em Saúde da Família os usuários podem ser encaminhados para os atendimentos pelos agentes comunitários de saúde”, explica.

“Na Unidade de Saúde, o paciente será avaliado por um clínico geral, que verificará a necessidade de um atendimento especializado. Dependendo do local da consulta, o agendamento para esse tipo atendimento pode ser feito pelo Sistema Gestor de Regulação (SGR) ou de forma presencial/telefone, dependendo do fluxo definido por cada Unidade”, completa Ducy Lily Joazeiro, gerente de Saúde Bucal do município.

Serviço de saúde bucal garantido a pessoas com deficiência - Os profissionais de Saúde Bucal também desenvolvem o projeto Sorridef, voltado para pessoas com deficiência física, auditiva, visual, cognitiva, múltipla, em parceria com a Gerência de Atenção à Pessoa com Deficiência (GAPD), realizando ações nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs) e Pontos de Atenção do município.

Com esse projeto, a Gerência busca facilitar o acesso de pessoas com deficiência ao atendimento odontológico tanto na Atenção Básica quanto na Especializada. Para isso, são feitas palestras de prevenção, escovação supervisionada, aplicação de flúor e, em caso de necessidade, os pacientes são encaminhados para as Unidades Básicas e para os serviços especializados.

O Módulo Odontológico Rui Palmeira, localizado no Vergel, também integra a rede de atenção municipal. Nele, toda a população de Maceió é atendida, independente da área. Os profissionais do módulo também atuam em trabalhos educativos e preventivos em abrigos de idosos e crianças, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).