Política

Secretário-geral da Unasul defende continuidade democrática no Brasil

12/07/16 - 22h13

O secretário-geral da União de Nações Sul-americanas (Unasul), Ernesto Samper, disse hoje (12), em evento no Rio de Janeiro, que o Brasil precisa retomar a continuidade democrática e a governabilidade para sair da crise política. Samper participou da sétima edição do Café Unasul, espaço alternativo em que se reúne com jovens universitários e professores para debater temas como educação, direitos humanos, meio ambiente, trabalho e segurança.

Crítico do afastamento da presidenta Dilma Rousseff, o colombiano disse que a Unasul condenou o impeachment pela “forma como estava ocorrendo o processo de destituição” e disse que a entidade continua reconhecendo a petista como presidenta constitucional do país.

Para Samper, qualquer saída para a crise política do país deve assegurar a continuidade democrática e avançar “na capacidade de governabilidade que o Brasil precisa”. Segundo ele, essas condições seriam respeitadas com a volta de Dilma ao poder ou com a antecipação das eleições presidenciais.

“Se a presidenta e o vice-presidente [presidente interino, Michel Temer], num gesto patriótico, fizessem um acordo nacional para acertar essa eleição, o presidente da Câmara, que será eleito nos próximos dias, poderia assumir o cargo de presidente da República temporariamente até que se celebrem as eleições", sugeriu.