Economia

Secretários se comprometem a conduzir de plano de retomada imediata de eventos, diz Abrape

Assessoria | 14/09/21 - 17h17

Após um encontro promovido pela Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape) em parceria com a Associação Comercial de Maceió, que reuniu empresários do setor, autoridades e instituições, ficou acordado, nesta quarta-feira (14), que a entidade representativa do segmento vai apresentar aos poderes públicos um plano objetivo para a retomada gradual de eventos em Alagoas. Ele será entregue na próxima segunda-feira (20), após o compromisso assumido por secretários estaduais e municipais de analisarem a proposta para que as atividades possam voltar a ocorrer. 

Durante a reunião, o presidente nacional Abrape, Doreni Caramori Júnior, lembrou que o setor está parado há 18 meses e que agora, com o avanço da vacinação em todo o Brasil e, claro, também aqui em Alagoas, é chegada a hora do retorno das atividades do segmento. “Neste momento, são dois os nossos pleitos: o apoio economico para que possamos seguir com as empresas abertas e a autorização para a volta gradativa dos eventos. E como a população está sendo imunizada, isso nos dá uma esperança de que a pandemia, de fato, está indo embora”, disse ele. 

Para o diretor regional da Abrape Alagoas, Sérgio Feitosa, o momento atual precisa ser de união e apoio ao setor. “Já sofremos muito durante todos esse tempo e carecemos agora que as poderes públicos nos ajudem no sentindo de que construamos, todos juntos, esse protocolo de retorno. Queremos fazer os eventos de forma segura. E friso que eles serão voltados 100% para o público vacinado. Essa será uma das nossas exigências”, garantiu ele. 

O presidente da Associação Comercial de Maceió, Kennedy Calheiros, igualmente defendeu esse retorno com protocolos de saúde e sempre com atenção às taxas de contaminação. “Todos nós temos consciência das medidas preventivas que têm que ser obedecidas e, se queremos essa volta paulatina, o compromisso precisa ser coletivo. Que cada um faça a sua parte para que o setor possa voltar a trabalhar, pois são mais de 14 mil pessoas diretamente afetadas, a maioria delas sem fonte de renda há mais de um ano e meio”, ponderou.

Reunião na próxima segunda-feira - Após a Abrape detalhar como alguns estados já estão realizando os eventos-testes, a associação pediu para que o mesmo seja aplicado aqui em Alagoas. 

Diante disso, ficou acordado com os secretários estaduais de Saúde e de Turismo, Alexandre Ayres e Marcius Beltrão, respectivamente, que estavam na reunião, que, na segunda-feira que vem, 20, às 14h30, na sede da Sesau, um plano para o retorno gradual dos eventos será apresentado pela regional da Abrape. “Com medidas de segurança sendo seguidas e fazendo um plano de ocupação gradativo dos espaços, com o percentual sendo aumentado à medida que os resultados forem sendo positivos, acredito que vamos conseguir permitir essa volta, sim”, declarou Beltrão. 

Esse retorno conta com o apoio integral da Prefeitura de Maceió. “Sabemos que o segmento é o único que ainda não votou às suas atividades e que tem muitos pais de família precisando manter a sua casa. Defendemos que essa volta seja autorizada, basta que o plano respeite as medidas recomendas pelas autoridades sanitárias de saúde. Se ele seguir nesse formato, terá todo o apoio do município de Maceió”, assegurou Claydson Moura, coordenador do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura de Maceió. 

O encontro contou com as presenças dos deputados estaduais Davi Maia e Galba Novaes, do presidente da Câmara Municipal de Maceió, Galba Neto, das secretárias municipais de Turismo e Cultura, Patrícia Mourão e Mirian Monte, e de representantes da Secult, Fecomércio, Sebrae, Abrasel, ABIH, Sindhal, Maceió Convention Bureau e dos Shoppings Maceió e Pátio, além de empresários associados à Abrape.