Economia

Segunda parcela do 13º salário do INSS começa dia 25; veja o calendário

Jornal Contábil | 05/05/22 - 15h14
Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza nesta quinta e sexta-feira os últimos pagamentos da primeira parcela do 13º salário aos aposentados, pensionistas e demais beneficiários de auxílios.

Nesta quinta-feira (5), recebem a primeira parcela do abono natalino os beneficiários que ganham um salário mínimo com número final 9 no cartão. Para os segurados que ganham acima de um salário, recebem aqueles com número final do cartão 4 e 9.

Já nesta sexta-feira os segurados que ganham um salário mínimo com cartão final 0 recebem o benefício assim como os beneficiários que ganham acima de um salário e tenham cartão final 5 e 0.

Após encerramento dos pagamentos da primeira parcela nesta sexta-feira (6), o INSS retornará com os pagamentos da segunda parcela do 13º salário a partir do dia 25 para quem ganha um salário-mínimo e a partir do dia 1º de junho para quem ganha acima de um salário.

Calendário da segunda parcela do 13º salário - Assim como ocorreu no pagamento da primeira parcela, a segunda parcela do abono natalino terá dois calendários, o primeiro para segurados que ganham até um salário-mínimo e outro para segurados que ganham acima de um salário.

Todavia, em ambos os calendários de segurados que ganham até um salário mínimo ou valor superior, o cronograma é definido conforme o último número do cartão do benefício do INSS.

No total, terão direito ao recebimento do 13º salário mais de 36 milhões de pessoas, dos quais, mais de 60% desse número recebem um salário mínimo.

Calendário de pagamentos para quem ganha um salário mínimo

Final do NIS Recebe dia Dia da semana
1 25 de maio Quarta
2 26 de maio Quinta
3 27 de maio Sexta
4 30 de maio Segunda
5 31 de maio Terça
6 1 de junho Quarta
7 2 de junho Quinta
8 3 de junho Sexta
9 6 de junho Segunda

7 de junho Terça

Calendário de pagamentos para quem ganha acima de um salário

Final do NIS Recebe dia Dia da semana
1 e 6 1 de junho Quarta
2 e 7 2 de junho Quinta
3 e 8 3 de junho Sexta
4 e 9 6 de junho Segunda
5 e 0 7 de junho Terça

Como consultar o pagamento do 13º salário - Existem três canais de atendimento do próprio INSS aos quais os segurados podem acompanhar tudo sobre o pagamento do 13º salário e do benefício mensal, sendo eles:

  • Central de atendimento número 135 que está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h;
  • Pela plataforma Meu INSS, onde é possível conferir tudo sobre o status do benefício e o extrato de pagamentos;
  • Pelo aplicativo Meu INSS disponível para Android e iOS, onde também é possível consultar status e extrato do INSS.